terça-feira, 19 de outubro de 2010

REVERTENDO O IRREVERSÍVEL

Leia: II Reis 4.1-7
A situação daquela mulher não era nada fácil! Diz a bíblia que ela era viúva de um discípulo dos profetas e tinha dois filhos para sustentar. Estava numa situação de profunda necessidade, e como se não bastasse, os credores sem misericórdia estavam batendo em sua porta, querendo levar seus filhos, como forma de pagamento da divida.

Imagine só: Viúva, endividada e com o risco de perder seus “pimpolhos”. Aos olhos humanos, uma situação irreversível. Ou seja, aquela mulher precisava reverter o irreversível que só pode acontecer, por meio de uma intervenção sobrenatural, depois de algumas atitudes essenciais.

1. ELA BUSCOU DIREÇÃO ESPIRITUAL (01). Foi até o profeta buscar direção espiritual. Colocou-se debaixo de cobertura profética. Reconheceu a autoridade do homem de Deus. Com isso, obteve a direção necessária para reverter o irreversível. Ou seja, cobertura gera direção, que por sua vez traz proteção.

2. ELA NÃO NEGOCIOU SEUS VALORES (01)O credor quis negociar a escravidão dos filhos, mas o texto mostra que ela não concordou. Não aceitou negociações que comprometesse seus valores. Com isso, aquela mulher preservou sua consciência. Isto mesmo! Se você quer reverter situações irreversíveis, não comprometa sua consciência, nem seus valores, por causa de uma momentânea necessidade.

3. ELA OFERECEU O QUE TINHA (02)Apesar da sua terrível necessidade ela tinha algo para oferecer. E o que ela tinha não era nada comparado ao que precisava, mas era tudo o que Deus queria para fazer o milagre.

Precisamos lembrar que toda situação irreversível é vencida por uma entrega generosa. Toda necessidade revela uma grande oportunidade. Aquela mulher esteve diante da oportunidade de entregar o seu pouco, para que Deus lhe desse Seu muito. Ou seja, o milagre passa antes pela entrega do que há em nossas mãos, se almejamos o que está nas mãos de Deus.

4. ELA PÔS A MÃO NO ARADO (03)O fato de estar enfrentando uma situação difícil promoveu mais trabalho ainda. Diz o verso 03 que ela tinha que ir a todos os vizinhos pedir o máximo de vasilhas possível, o que daria um bom trabalho.

Ou seja, é preciso por a mão na obra. Disposição para trabalhar. Mais dedicação. É necessário mais esforço. Mais empenho. E este trabalho deve ser encarado como um desafio e não um fardo insuportável, pois a necessidade não é um fim em si mesmo. Ela é um agente motivador para um esforço maior.

5. ELA PRESERVOU SUA INTIMIDADE (04)O profeta orienta que ao chegar a sua casa a viúva deveria ter o cuidado de fechar a porta sobre si e sobre seus filhos. Fechar a porta sobre si e seus filhos revela proteção da intimidade. Na ocasião, o profeta estava dizendo o mesmo que o seguinte: “Olha viúva, quem deveria saber do teu problema já sabe”. Ou seja, existem as pessoas certas para quem devemos compartilhar nossas dificuldades. Não é para qualquer pessoa que você abre o teu problema. Não é para qualquer um que você expõe sua intimidade. Para reverter o irreversível é preciso manter a porta fechada.

6. ELA EXECUTOU A DIREÇÃO COM PLENA ORGANIZAÇÃO (05, 06).A viúva não só executou a orientação que foi dada (o que muitos não fazem), mas ela a fez com uma ordem bem definida. Diz o verso anterior que ela deveria fechar as portas, e colocar o azeite nas vasilhas. Porém, o verso cinco diz que seus dois filhos tinham a função de trazer a ela as vasilhas até que fossem cheias. Eles vinham um atrás do outros, esperando um ao outro ter sua vasilha cheia, para então voltar e repetir o processo, até que chegou uma hora em que um dos filhos disse: não tem mais vasilhas.

O que vemos aqui? Vemos a viúva executando a orientação que tinha com plena organização. Havia nesta situação a realidade da necessidade, o conhecimento do que se precisava para o milagre, mas também havia a liderança da mãe, as responsabilidades individuais de cada um, a cooperação mútua, e a comunicação entre eles. Ou seja, houve organização para se reverter o irreversível.

A conseqüência foi o seguinte:
1. Ela teve azeite conforme o tanto de vasilhas (06). Enquanto houve vasinhas teve azeite. O milagre foi ultra-extraordinário. Houve superabundância. Fartura. Foi um grande sinal de que só não teve mais por que não tinha mais vasinha para encher. DEUS REVERTE O IRREVERSÍVEL!

2. Ela deixou de ter dívidas por que teve muito azeite (06). Ou seja, todas as suas dividas foram pagas. Honradas. Quitadas por meio de um milagre. DEUS REVERTE O IRREVERSÍVEL!

3. Ela teve tanto azeite que encontrou sustento para toda vida (07). Ela não só teve benefício para um momento, mas sustendo de Deus para toda vida. DEUS REVERTE O IRREVERSÍVEL!

O que Deus quer fazer por você vai muito além de um momento!
Ele quer que você seja abençoado por toda vida!
Ele quer liberar azeite sobre as suas vasilhas!

Que Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário