quarta-feira, 3 de novembro de 2010

TEMPERAMENTO X CARÁTER

Tenho pensado no assunto em questão.

Cheguei a conclusões iniciais que temperamento é algo que você "percebe” nos outros a primeira vista, mas caráter é o que você “descobre” neles após uma longa jornada. Temperamento é o que você "revela" num momento, enquanto que caráter é o que você "expõe" logo em seguida.

Infelizmente, muito não entendem que temperamento é "um pouco" do homem, enquanto que caráter é ele por "inteiro". Isto explica por muitos se decepcionam facilmente com o mesmo: Conhecem-no pela “metade”.

Também, tenho aprendido que temperamento é, quando despertado, expressão dos seus "sentimentos". O caráter, por sua vez, é a exposição constante da sua “identidade”. Quando revelado no impulso do sentimento, o temperamento pode até expor nossas falhas. Já o bom caráter, quando valorizado, sempre revelará nossa dignidade.

Se, por um lado, o temperamento pode te colocar em maus lençóis, por outro, o caráter bem ajustado pode te livrar deles. Entendeu?

Não nos enganemos: Temperamento é o que você é na frente de "todos". Caráter é o que você é quando "ninguém" está te olhando.

Sendo assim, esforce-se para não confundir TEMPERAMENTO com CARÁTER, pois você corre um sério risco de fazer julgamentos precipitados.

H. S. Lima

3 comentários:

  1. Puxa como é complexa essa reflexão!!! mas é isso mesmo..Temperamento é a expressão do carater sem mascaras...

    ResponderExcluir
  2. Brilhante e profunda definição!! O homem tende sempre a utilizar sua autodefesa e autojustificação nas suas falhas de temperamento e deformidade do caráter.

    Leonardo David

    ResponderExcluir
  3. Fala Pastorzão..
    Que reflexão hein, mt legal.
    E ai como está a viagem??
    Um abraço
    Thiago Boaventura

    ResponderExcluir