segunda-feira, 11 de abril de 2011

A eterna linguagem do amor.

Comunicar o amor é um dom. Aproveitar a oportunidade para demonstrá-lo é um privilégio. Lembro-me certa vez que visitei uma família extremamente carente. Neste dia deparei-me com uma situação bem inusitada: A mãe daquele lar contou-me que sua filha mais velha tinha vinte e sete anos e que era surda desde nascença. Acredite: Além de não ouvir e falar verbalmente, não sabia falar a linguagem de sinais. Nunca havia ido à escola. Vivia noventa por cento do seu tempo enclausurada dentro do quarto e só se comunicava através de alguns sinais que só a mãe conhecia muito bem. Sem dúvida, minha figura era – em todos os sentidos – um estranho para aquela moça. Entretanto, fui impelido a pedir àquela mãe que me permitisse vê-la, o que prontamente aceitou. Resultado: Quando aquela moça despontou na porta do quarto e de lá me viu sentado no sofá da sala, olhou-me arredia e recuou imediatamente. Levantei-me na hora movido de compaixão e ergui meus braços num gesto de aceitação, na esperança de ser cativante. À princípio não fui bem recepcionado, o que já era esperado. Tratava-se de uma experiência nova para mim, e talvez, para ela. Entretanto, à medida que procurei demonstrar afetividade misturada com persistência, percebi muralhas sendo literalmente destruídas. Rasguei então um espaçoso sorriso e subitamente percebi também uma resposta. Um sorriso tímido naquele rosto assustado começou a se formar. Minha esperança ágape, então, reacendeu... Aproveitei o instante, e mais uma vez estendi os braços. Graças a Deus, enfim, comecei a ter êxito. Timidamente ela começou a dar alguns passos para frente. Não perdi tempo e antecipei-me em sua direção. Foi algo extraordinariamente gigante, simplesmente gratificante, maravilhosamente inesquecível. Quando a abracei (Aleluia!!!), percebi que o amor venceu a vergonha e o medo. Ele comunicou a importância da vida, desmascarou a solidão, e semeou a alegria. Bastou uma insistência, um gesto, uma atitude, mesmo diante de uma aparente rejeição. Naquele eterno instante, em meio aquela carência, e diante daquela situação inusitada, aquela mãe com os olhos lagrimejando, e com a voz embargada, irrompeu com a palavra “Obrigada!”. Foi então que percebi também que não só aquela mãe desenvolvera alguns sinais a fim de comunicar-se com a filha. Eu também havia aprendido, na prática e de forma bem simples, uma linguagem que em todos os cantos da terra, e principalmente nos dias de hoje, pode e deve ser muito bem utilizada: A eterna linguagem do amor.

Que lhe conceda uma semana inesquecível!

Com amor,
H. S. Lima

4 comentários:

  1. " A BELISSIMA linguagem do amor é o reverso da inconstancia da alma em que muitos medos a devoram!!
    Do mesmo jeito que do lado que vc sentiu e viveu a experiência da compaixão atuante com luta, sendo arguiosamente gigante e cheio de esperança...
    A o lado daquele que expreme a solidão em meio suas vidas e vivem dores de formas repartidas, esperando uma simples almas solidária cheio de AMOR HUMANITÁRIO e de alguém que lhe estenda a mão, entregando-lhe um simplório e robusto sorriso.
    Ou lhe afague com um largo e simples abraço.
    Essas pessoas as vezes passam a vida experando um 'herói de fé e cheio de amor AGAPE' para os resgatarem do estreito da alma!
    Que Deus o abençõe meu amigo e mestre!!! "Luciana Dias (LU'D BLACK)Azl

    ResponderExcluir
  2. O amor e a sua despretensiosa expressão atrai as pessoas para perto de nós, creio que isso era um dos maiores atributos de Cristo enquanto homem no meio dos povos, o qual devemos imitar em todo o tempo, quando leio relatos deste tipo percebo tamanho desafio: praticar o amor (ágape) aproximando as pessoas ao nosso de redor atraindo-as à Cristo para a salvação...Glória a Deus pastor! A expressão do amor de Cristo é uma marca que eu vejo na sua vida. andréa (do Beto)

    ResponderExcluir
  3. Linda mensagem... As vezes estamos tão atarefados que nos esquecemos de coisas tão simples como esta. Apenas semear o amor!

    ResponderExcluir
  4. Bonita experiência...Precisamos romper barreiras, bloqueios e demonstrar literalmente em nosso dia a dia, amor ao próximo, pois na maioria das vezes nasce de um gesto simples, um abraço, sorriso etc...
    Waldir Luz.

    ResponderExcluir