quinta-feira, 14 de julho de 2011

SANTIFICADOS NA VERDADE # Parte 02

Continuando...

A oração sacerdotal de Jesus é realmente esplendida!

Além de nos sinalizar que sendo “santificados na verdade” seremos odiados pelo mundo, uma vez que somos seres de outro universo, nosso Salvador deixa claro outra grande verdade, por meio de outro grande pedido: “Não peço que os tire do mundo, mas que os guarde do mal” (15).

Ora, para muitos seria bem melhor sermos logo tirados deste mundo, considerando que somos odiados por ele, o que em minha opinião não passa de um pensamento covarde. Mas não é este o pedido de Jesus. Ele não nos isenta de enfrentarmos o ódio, mas clama para que sejamos preservados do conseqüente mal. Ele prevê retaliações, mas também vislumbra a ação dos anjos. Ele consegue enxergar o mal, mas pede pelo nosso bem.

De fato não é fácil enfrentar o ódio, mas pior ainda fugir dele como se estivéssemos desamparados. Viver sem a perspectiva do sobrenatural é frustrante. Não discernir os anjos que, tantas vezes, Deus enviar para nos livrar do mal é desesperador. Triste é peregrinar neste mundo, sem a convicção de que a soberana mão de Deus está sobre nós, não para nos subjugar e nos punir, mas para nos proteger e direcionar.

Por outro lado, existe outro mal, que não é aquele que nos é imputado como resultado de quem nós somos e de Quem pertencemos. É aquele que, penetrando em nossa alma nos envenena. É quando solapados pelo ódio, permitimos que o mal, assim com uma erva daninha, brote do nosso interior e nos levar a agir contrário a tudo aquilo que Jesus nos ensinou. Acredito que Ele estava pedindo para que fossemos protegidos também deste mal, que não diz respeito ao que fazem contra nós, mas ao mal que permitimos nascer dentro de nós. Ou seja, Ele queria nos dar uma perspectiva da plena proteção Divina.

Sem dúvida, Deus deseja nos livrar do mal em nosso volta, mas também nos guardar do mal em nós. O que nos resta então? Crer. Sim, crer que Ele esta ao nosso lado nesta jornada da vida, mas também está em nós por meio do Seu Espírito. Somente cultivando esta perspectiva, poderemos caminhar corajosamente neste mundo sem medo do ódio que existe nele.

Assim, somente desta forma, estaremos aptos a corresponder, conforme descrito na esplendida oração sacerdotal, ao próximo pedido quanto àqueles que são, para a glória de Deus, santificados na verdade. Este é o último que pretendo compartilhar. Aguarde!

Continua...

Em Cristo que nos protege,

Hugo S. Lima

Um comentário:

  1. ACHEI TEU TEXTO INCRÍVEL PR.HUGO!!
    A MÃO DE DEUS certamente segurava a sua mão quando em seu momento sublime abdicava-se a esta DIVINA ESCRITA...
    Amigo Pastor Hugo.
    “ _O mal que assola o homem do lado de fora da permanência de Deus e afeta o seu interior afligindo diretamente sua alma... faz doer em muitos corações por ignorância ao tamparem seus ouvidos para a verdade da palavra...
    JESUS CRISTO é o único que pode fazer segregar essa vida cheia de dores e mazelas, só Ele pode mudar de vez o contexto da história do homem que sofre submergido em um mar de estupidez pela falta do DIVINO SABER...
    JESUS CRISTO é o único que pode nos fazer viver uma história de amor com o Pai Celestial, Ele é o único que pode nos garantir a divina promessa de sermos livres e salvos para vivermos a Eternidade com nosso DEUS PAI tão AMADO!!”
    Abraços!! A paz!!
    Luciana Dias. -->(Discípula da Lucinha do Art’Cristo)

    ResponderExcluir