terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

TROQUE O SEU FARDO. LOGO!

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados...”
(Mateus 11.28-30)

Com a frase cima aprendemos que viver sem sobrecargas não é o fundamento da vida cristã. Ter “bem estar” não é o propósito principal, é a conseqüência. A primazia do evangelho está na primeira Palavra da frase citada pelo nosso Senhor Jesus: “Vinde”. Ou seja, o seu modo de vida é determinado por aquilo que você busca. O seu estilo de vida é resultado da sua atitude de ir. “Vinde” é a palavra do nosso Senhor para as nossas vidas. A pergunta, contudo, é: Para onde estamos indo? Em que direção? Pois Jesus é claro ao dizer: “Vinde”. Mas a quem? Eis a resposta: “A mim”. Aqui há um convite que desvenda uma recompensa. O convite é: “Vinde a mim”. A recompensa é: “Eu vos aliviarei”.

O jugo suave e o fardo leve

Existe, porém, um detalhe. Jesus também disse: Tomai sobre vós o meu jugo. Ou seja, o fato de Jesus desejar te dar uma vida leve e sem sobrecarga, não significa que você não terá certo jugo a carregar na sua caminhada. Parece contraditório, mas não é! Jesus está oferecendo uma troca. Troque seu cansaço e sua sobrecarga pessoal, pelo fardo que Ele tem a oferecer. E logo adiante, ele diz: Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Ou seja, existe um fardo que Ele permite carregarmos. É algo que não está acima da nossa capacidade. A Bíblia nunca disse que teríamos uma vida perfeita, onde não teríamos nenhum problema, nenhuma adversidade, nenhum fardo a carregar... Mas, a bíblia é clara ao dizer que podemos ter uma vida poderosamente triunfante.

Assim, há momentos em que enfrentamos situações difíceis na jornada. Porém, Jesus nos diz: Este fardo que Estou permitindo é leve, e por meio da obediência você pode superá-lo. A bíblia diz: A leve e momentânea a tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação (II Cor. 4.17)

A arte de aprender

Entretanto, surge-nos outra pergunta: Por que Deus permite carregarmos um fardo leve? Por que Deus permite enfrentarmos um jugo? Por que Deus permite certas situações em nossa vida? A resposta está na seqüência dos versos: Às vezes Deus permite os fardos que temos que carregar para que possamos aprender. O verso diz: “e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração”. A promoção depende da capacidade de absorver o aprendizado e colocá-lo e prática. Alguém disse certa vez: “Não ignore as lutas da vida, pois elas vêm com uma carta de promoção”.

O problema de muitas pessoas é que elas não aprendem com o fardo leve e o jugo suave. Ou seja, elas não aprendem com Jesus nas adversidades que enfrentam na vida. Elas não enxergam as adversidades como meio de aprendizado e crescimento exponencial. E por não aprenderem, o jugo e o fardo que eram para ser leves e suaves se tornam pesados e enfadonhos. Precisamos aprender que a ignorância torna o jugo pesado. A lição é: Se você estiver enfrentando um fardo ou um jugo na sua vida, aprenda. O desafio é pensar correto: O que posso aprender através desta situação?

Pare de culpar

Quando isto não acontece tendemos a culpar as pessoas ou circunstâncias da vida. E quem assim o faz, age como escravo e não como príncipe. Verdade precisa ser dita: Quando você culpa outros, ou o seu cônjuge, ou o seu casamento, ou o seu patrão, ou sei lá quem ou o que, você não está vivendo como alguém destinado a excelência. A culpa, simplesmente, trava a grandeza que existe dentro de você e se torna um empecilho para o seu amadurecimento espiritual e emocional. Ela te faz centralizar no exterior e não no interior.

Encontrando descanso

Aprendendo com Ele, você encontrará aquilo que todos nós precisamos. Você encontrará descanso que é a recompensa. O caminho para o descanso é o aprendizado. Quando você aprende, o verso diz: “e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

Alma fala de consciência emocional. Fala de vontades e desejos. Fala do seu interior e dos seus sentimentos. Jesus está falando sobre a importância de viver livre de stress e preocupações, amarguras e angustias. Jesus está falando de uma alma livre donde fluem os rios de Água Viva. Quando você vai até Jesus e toma o fardo Dele, você aprende com Ele e acha Nele o descanso tão desejado.

Hoje, você tem esta oportunidade. Abra, portanto, o seu coração, e vá até Jesus. Pegue o fardo Dele, aprenda com Ele, descanse Nele. Estes passos, certamente, te conduzirão para uma vida infinitamente melhor.

Tudo depende de você. A decisão de trocar o fardo é sua. Se eu fosse você, trocaria logo!

Que Deus te abençoe
Pr. Hugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário