terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

MILAGRES NOS NEGÓCIOS

Dedicado a todos os nobres empresários que, com muito amor, visito semanalmente. Também dedico àqueles que desejam viver os milagres de Deus em seus negócios.

Hoje quero compartilhar algumas lições sobre a singular experiência de Pedro no milagre da multiplicação. Se me permite, gostaria de falar sobre “O que fazer para viver o sobrenatural de Deus nos negócios”. Quais são os passos para se viver uma história empresarial na dimensão dos milagres de Deus?

Pois bem, a bíblia diz que Pedro havia trabalhado durante toda a noite. Era um pescador experiente. Um grande empreendedor. Tinha um currículo invejável. Se havia algo que Pedro entendia muito bem, era de pesca, tanto que ele tinha uma rede de barcos, funcionários e sócios. Ou seja, ele tinha uma empresa. Produzia recursos. Capital de giro e fonte de renda. Ele contribua para o sistema econômico de Jerusalém.

Porém, Pedro teve que lidar com um daqueles dias onde tudo pareceu dar errado. Após trabalhar a noite inteira, não pescou absolutamente nada. Ou seja, ele precisava de uma intervenção sobrenatural. Um milagre de Deus naquele dia difícil. Diz a bíblia o dia já estava claro (Tinha cumprido seu expediente) e ele já estava lavando suas redes de pesca, preparando-se para ir embora sem a meta esperada, tendo que lidar com pressão de não ter pescado. Sem o pão do dia. Ou seja, Pedro chegou ao seu limite. Lavar as redes significa chegar ao limite. Contudo, foi justamente quando Pedro considerou que não havia mais possibilidades, que o milagre da multiplicação chegou ao seu negócio.

Isso começou quando Jesus viu os dois barcos na beira da praia. Ou seja, Jesus viu a empresa de Pedro. Preste atenção nisso: Jesus está com os olhos voltados para a sua empresa, para os seus negócios, para os seus contratos. ELE SABE O QUE VOCÊ PRECISA. Mas não só isso: Diz a bíblia que ele entrou no barco de Pedro como a solução necessária para o que ele precisava. Creia nisso: Jesus está entrando no teu barco hoje. Ele está entrando na tua empresa trazendo o escape e a provisão para sua vida.

Agora, existe algo que devemos observar: Jesus entrou no barco de Pedro, assentou-se e começou a ensinar as multidões (3). Perceba isso: Jesus não só entrou no barco de Pedro, mas Ele usou o barco de Pedro. Em outras palavras, a empresa de Pedro foi uma plataforma por onde o reino de Deus foi proclamado. A empresa de Pedro foi uma verdadeira patrocinadora da palavra de Jesus.

Querido empreendedor, você precisa entender que para viver milagres nos negócios você precisa fazer da sua empresa uma plataforma por onde o reino de Deus é proclamado. Você precisa entender que o propósito principal da sua empresa é patrocinar a mensagem do Reino de Deus. Isso você pode fazer, por exemplo, através de um trabalho evangelístico, como um pequeno grupo empresarial. Tenho tido o grato privilégio de está em muitas salas de reuniões de empresas que abriram suas portas para que a mensagem de Cristo seja pregada aos corações de patrões, funcionários, sócios, diretores, parceiros, e tantos outros. Acredito que cada empresa deve ter um capelão empresarial como cobertura espiritual. O empresário precisa de pastoreamento. Sem dúvida, um funcionário, por exemplo, pode exercer muito melhor o seu ofício tendo uma experiência transformadora com Jesus.

Por outro lado, fazemos também da nossa empresa uma plataforma do Reino, quando disponibilizamos os recursos que a mesma produz. Ou seja, investir financeiramente nas frentes ministeriais da igreja local. A bíblia afirma em Lucas 8.1 que Jesus andava de CIDADE em CIDADE, e ALDEIA e ALDEIA, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus. Nesse mesmo contexto, muitas pessoas andavam com Ele, e entre elas, algumas mulheres que INVESTIAM FINANCEIRAMENTE no ministério de Jesus. Essas mulheres eram pessoas de posses. Esposas de empreendedores. É detalhado que elas davam assistência com os seus bens e fazendas. Ou seja, eram pessoas que investiam na Missão de Jesus. No Reino de Deus. Elas faziam parte do grupo dos “EMPRESÁRIOS PATROCINADORES DO REINO” – Aqueles que entendem o propósito do Reino de Deus e o quanto é necessário investir financeiramente nisso. Sem dúvida, se os empresários se unirem a fim de investir financeiramente em suas igrejas, sem dúvida avançaremos poderosamente no alcance dos perdidos, na restauração de famílias, na libertação daqueles que se encontram presos nas garras do diabo. Ou seja, o propósito principal do empreendedor vai muito além daquilo que ele imagina.

Logo em seguida, após ensinar as multidões através da empresa de Pedro, Jesus se direciona para o mesmo e diz algo: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar (4). O interessante é que Pedro havia feito isso à noite toda. Entretanto, Jesus o desafia a fazer o mesmo mais uma vez. A pergunta é: Por que fazer esse desafio, se Pedro havia trabalhado a noite toda e sabia na prática que o “mar não tava pra peixe”?

A resposta é simples, amigo (a) empreendedor (a): Jesus fez esse desafio por que, para se viver milagres nos negócios você não se pode considerar situações aparentemente difíceis como situações absolutamente perdidas. Ou seja, Jesus sempre terá uma nova oportunidade para você recomeçar. Creia nisto: O SENHOR ESTÁ ABRINDO NOVAS PORTAS E LIBERANDO NOVAS OPORTUNIDADES PARA VOCÊ E SEUS NEGÓCIOS!

Como fazer isto na prática? Persistindo no trabalho. Deus gosta de gente que trabalha, por que Ele mesmo é trabalhador. Jesus disse: “Meu pai trabalha até agora”. É preciso continuar perseverante. Não desistir jamais. Esforçando-se mais ainda, pois aquilo que parece perdido para nós, para Deus pode ser o início de um grande milagre. Ou seja, é preciso ir para o alto largo, é preciso lançar novamente as redes, mesmo que isso pareça ilógico.
Diante disto, vemos outro fato interessante. O verso 05 registra a resposta imediata de Pedro: 5 Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos,.

Ou seja, por um dado momento Pedro condicionou a sua mente ao fato de ter trabalhado a noite inteira e não ter tido sucesso. Por um instante o pensamento de Pedro foi: Trabalhamos toda noite e não apanhamos nada. A lição aqui é a seguinte: Para vivermos milagres nos negócios precisamos pensar corretamente.

A bíblia diz em Pv. 23.7 que assim com você imagina em sua alma assim você se torna. Em I Coríntios 2.16 a bíblia afirma: Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo. Ou seja, pensar como Cristo deve ser um dos principais objetivos de todo empresário.
Filipenses 4:8 diz: Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.
Zig Ziglar disse certa vez: “A mente se esforça para realizar o que se imagina. Quando mudamos o que imaginamos, automaticamente mudamos nosso desempenho”.
Precisamos entender que em todas as esferas da vida, e por assim dizer, a empresarial, tudo passa pelo processo mental; o maior campo de batalha é a mente; se você for vencido na batalha da mente, a tua vida e dos teus projetos serão comprometidos. Ser vencido na mente é a primeira derrota. Então, não ceda!

Na carta aos Romanos 12.2b diz o seguinte: “Mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Como isso se processa? Por meio da palavra. Pedro ouviu a palavra e aplicou a Palavra. A palavra gerou renovação na mente. Ele disse: “mas sob a tua palavra lançarei as redes”. Ou seja, para condicionar a mente para o sucesso é preciso alimentar-se com a Palavra da Verdade. No livro de Salmos, no capítulo de número um, afirma que se meditarmos na palavra de Deus de dia e de noite seremos como uma arvore plantada junto a ribeiros de água no qual dá o seu fruto na estação própria e cuja folhagem não murcha e tudo que faz prospera. Repito: Tudo quanto faz prospera!

Por fim, após a renovação da mente e a praticidade da palavra algo maravilhoso aconteceu.
Veja o que a bíblia diz: 06. Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. 07. Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique.

Perceba que Pedro fez sinal aos companheiros do outro barco. Que barco era aquele? Aquele barco foi o barco com quem ele estava pescando durante a noite. Ele chamou aqueles que estavam com eles durante a noite inteira. Ele chamou aqueles que ralaram com ele. Ele chamou aqueles que juntamente com ele não pescaram absolutamente nada. Ou seja, Pedro não esqueceu aqueles que estiveram com ele no tempo da escassez.

Para viver milagres nos seus negócios você não pode esquecer aqueles que estiveram ao teu lado quando você não tinha nada. É preciso honra que estiveram ao lado no tempo da prova. Aqueles que perseveraram no sonho empresarial que você compartilhou. Aquele funcionário que deu o seu melhor. Aquele pai de família que passou horas a fio depois do expediente por que você o solicitou. É preciso reconhecer e honrar aqueles que estão ao nosso lado. Isso é fundamental, querido empreendedor (a) para alcançarmos as bênçãos de Deus para os nossos negócios.

Senão, veja: A bíblia diz que as redes estavam se rompendo. Ou seja, se Pedro não compartilhasse a benção ele só iria perder. Há muitos empreendedores que não vivem milagres por que não compartilham. Eles são bons em sugar do outros em benefício próprio, mas péssimos em honrar aqueles que o honram. Pensemos nisso! Pois Jesus tem milagres para os nossos negócios.

H. S. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário