segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

TRIUNFANDO SOBRE A DEPRESSÃO


Sermão proferido na Comunidade Cristã Ministério da Fé em Águas Claras.
Distrito Federal, 22 de Outubro de 2009.

H. S. Lima

“ Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe: Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais.” (1 Reis 19:1-4 RA)

I. Apresentação:
Hoje estamos em nossa quarta semana da “Campanha libertos para vencer”. O tema desta semana é: Vencendo a depressão. Quais são suas causas e qual o caminho para a cura?

II. Introdução:
Segundo especialistas a depressão é o mal do novo século. Ela é considerada uma doença grave que pode desencadear vários outros problemas na vida. É o ponto mais baixo do humor. Ou seja, é como uma queda numa obscuridade sem fim. Algo que suga a motivação. Tira as forças. Tira a capacidade de produzir. Arranca abruptamente a capacidade de criatividade. É a sensação de desapontamento latente na alma.

Segundo estatísticas há 400 milhões de pessoas que sofrem de depressão no mundo. Em uma pesquisa recente constatou-se que só na cidade de São Paulo, por exemplo, 46% da população já tiveram um atendimento psicológico (Quase a metade). Ou seja, as metrópoles estão sendo atacadas por esse gigante. Todas as faixas etárias, todas as classes sociais e todos os segmentos estão sendo solapados pela depressão.

O sinal mais comum da sua manifestação é a tristeza duradoura, onde nada satisfaz. Nada preenche. Muitas vezes não há respostas, não há motivos. Por outro lado, a depressão muitas vezes é o resultado dos traumas, dos abandonos, das rejeições, das traições, das injustiças, dos medos, das pressões...

Alguém definiu a depressão da seguinte forma: É como um desconforto de várias noites sem dormir, associado á perda, ou seja, morte de um parente. (Imagine isso, irmãos?)

O fato, é que todo ser humano está suscetível a depressão. O rei Davi, um dos personagens mais fantásticos do antigo testamento, disse certa vez: “Por que estás abatida oh, minh’alma, por que te perturbas dentro de mim”. John Piper, em seu livro “O Sorriso Escondido de Deus” fala sobre três homens de Deus: David Brainerd, John Bunyan e William Cowper que sofreram com a depressão. Muitos enfrentam esse gigante, porém, o cerne da questão é a forma como reagir a ela.

Consideremos, por exemplo, o profeta Elias que utilizamos como referência. Ele foi um homem levantado por Deus num tempo de crise política e apostasia religiosa da sua nação. Ousadamente confrontou os pecados do rei Acabe, chamou a nação a um concerto com Deus e triunfou valentemente sobre os profetas de Baal. Foi um homem fantástico. Extraordinário. Alguém que aprendeu a depender de Deus e a realizar grandes feitos em nome do Senhor. Porém, amados irmãos, Elias era homem como nós, e, depois de retumbantes vitórias, Elias enfrentou um momento de terrível depressão.
III. Desenvolvimento:
Quais são as causas da depressão na vida Elias?

1. Elias perdeu o foco (2,3). Ele deixou a ameaça de Jezabel tirar sua atenção. Ou seja, um problema o desviou. Quando isso aconteceu sua coragem foi roubada. Ele passou ter medo. Toda pessoa que entra em depressão tem sua coragem roubada por falta de foco. Ele tem medos que precisam ser vencidos...

Elias tirou os olhos de Deus e os colocou nas circunstâncias. A perda do foco gerou a depressão. A depressão começa na forma de pensar. No cérebro. Elias começou a pensar erradamente. Havia uma distorção nas imagens. A imagem que ele tinha na sua mente era a imagem da derrota. Da ameaça. Da perseguição e não de Deus.

2. Elias começou a agir na sua própria força (3). O verso três diz: Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida. Ou seja, agora é ele quem salva sua própria vida, e não Deus. Em outras palavras, ele começou a agir segundo a própria inteligência/razão/intuição. Isso é sinal de desespero. A depressão nasce quando achamos que temos que fazer aquilo que somente Deus faz. Aí agimos no impulso. Usamos da nossa força, para encontrar caminhos mais fáceis.

3. Elias abandonou relacionamentos (3). O verso, contínua, dizendo que ele se foi, e chegou a Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. Ou seja, Ele abandonou o seu moço. Começou a andar só. Preferiu se isolar de contatos. Romper com alianças. Isso é muito perigoso! Pessoas em crise depressiva não enxergam a importância do relacionamento. Isolamento é uma arma para a depressão.

4. Elias não quis enfrentar a realidade (4). A realidade é que havia um levante do inimigo. Porém, ele fugiu para o deserto, e como se não bastasse, logo após, fugiu para uma caverna. Enclausurou-se na escuridão da alma. Ou seja, houve um transtorno emocional. Sua psique estava completamente abalada, e, portanto, o mais confortável era fugir. Querer fugir da realidade alimenta a enfermidade da alma. Ou seja, é preciso decidir enfrentar a realidade de frente. Elias por um instante quis fugir dela. Quantas pessoas fazem o mesmo. Não vão para uma caverna, mas vão para um quarto de janela fechada e porta trancada. Não vão para um deserto, mas para debaixo de um cobertor a fim de fugir. Não encaram a realidade. O isolamento só alimenta a depressão.

5. Elias perdeu a perspectiva do futuro (4). O verso quatro diz que ele pediu para morrer. Posteriormente, diz que ele só queria dormir. Ele perdeu completamente a perspectiva do futuro. Ele não queria fazer nada, por que não havia perspectiva alguma. Então ele pede para morrer. Ou seja, ele pensou que tudo havia acabado.

Porém, nada havia acabado! Deus tinha um plano de cura para a vida de Elias. Deus tem um plano de cura para toda depressão. Você não nasceu para viver cansado e sobrecarregado. Ele tem alívio para sua vida. Aquela situação não expressava a vontade de Deus. O que foi preciso fazer? Quais são os passos para a cura da depressão, segundo, podemos aprender com Elias? (Quero dizer que não vou colocar cada passo em ordem de importância, mas em ordem seqüencial conforme o texto)

1. ELIAS PRECISOU FORTALECER SEU FISICO – FORTALEÇA SEU FISICO (5-7).
O primeiro passo que aprendemos é que Elias precisou encontrar vigor. Ele precisou se alimentar bem. A bíblia diz que um anjo lhe tocou, e disse: Levanta-te e come (5). Ou seja, Elias precisava está bem fisicamente, por que a condição do corpo (estado físico) afeta diretamente a condição emocional, as decisões, os pensamentos, os planos, a concentração, o raciocínio.

A falta de alimentação ou má alimentação abaixa o índice de proteínas, carboidratos e aminoácidos. Ou seja, você perde energia, enfraquece seu sistema imunológico e fica vulnerável a doenças. Isto afeta o humor, provoca distúrbios psicológico e doenças psicossomáticas (emocionais / psicológicas).

É preciso saber alimentar o corpo. Fortalecer o lombo. Refrigerar a mente. É preciso oxigenar melhor o cérebro. Relaxar mais o sistema nervoso. É preciso fortalecer o corpo para a caminhada.

2. ELIAS TEVE QUE PARAR DE QUERER ARGUMENTAR SUA DOR EMOCIONAL – PARE DE JUSTIFICATIVAS (10/14).
Quando Deus nos pergunta “O que fazer aqui?”, não é para nos justificar, mas para nos posicionar. Vencer a depressão requer um posicionamento e não um argumento. Deus não quer justificativas, Deus quer posicionamento. Deus não espera justificativa, Deus espera atitude. Deus desafia a sairmos da caverna. Sair da caverna é uma decisão individual. Você só tem duas opções: Ficar na caverna com sua dor, ou sair da dela com Deus. O que você quer?

3. ELIAS PRECISOU COLOCAR-SE PERANTE O SENHOR – BUSQUE DEUS (11).
Somente Deus pode trazer a cura que precisamos. O salmista disse: Por que estás abatida oh, minh´alma, por que te pertubas dentro de mim. Espera, pois em Deus... Colocar-se perante o Senhor é assumir uma postura de fé. Neemias é um grande exemplo disso. Quando ele soube da situação do seu povo - Estavam em miséria e desprezo; os muros de Jerusalém derribados e as suas portas queimadas – diz a bíblia no capitulo 1.4 do livro de Neemias que ele se assentou e chorou, e lamentou por alguns dias. Olha a condição: Assentou-se, chorou, lamentou. O problema de muitas pessoas é que elas somente se assentam, choram e lamentam – mais nada. O verso é claro ao dizer que isso aconteceu por alguns dias, por que ele decidiu se posicionar. O final do verso quatro continua dizendo: “e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”. Ou seja, apesar da dor, do choro, ele se colocou diante de Deus.

4. ELIAS TEVE QUE RENOVAR SUA MISSÃO – MISSÃO (15).
Elias ainda tinha reis para ungir e um profeta para lhe suceder. Elias precisava renovar seu ministério, suas perspectiva, seus sonhos e sua missão. Elias precisava ter um projeto a realizar novamente. O propósito da sua vida não morreu na sua depressão. Havia muita água pra rolar debaixo da ponte. Pra vencer a depressão você precisa renovar seus propósitos. Você precisa renovar sua missão.

Renove hoje seus sonhos. Renove hoje seus projetos. Renove hoje seu ministério. Renova hoje sua missão. Renove hoje o propósito da sua vida. Você precisa visualizar sua missão. Você precisa ter um mapa do seu destino.

5. ELIAS PRECISOU ENTENDER QUE NÃO FORA O ÚNICO QUE TEVE SUA FÉ PROVADA (18). Pessoas depressivas acham que tudo giram em torno delas. Para vencer a depressão, Elias precisou enxergar que não fora o único a enfrentar problemas, ele não fora o único a não se curvar diante de Baal, nem beijá-lo. Muitos outros também foram ameaçados, perseguidos. Muitos outros tiveram a fé provada e não foram para a caverna. Já outros, talvez tenham também entrado em depressão. A realidade é que Deus disse: “preservei sete mil”. Muitas vezes pensamos que somos os únicos a enfrentar certas batalhas, a ter certos temores. Mas Deus está falando: Você não é o único, por isso levante-se!

IV. Conclusão:
Por fim, observe o texto: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30 RA)

Jesus disse: “Vinde a mim. Eu vos aliviarei”. Ele está dizendo isto para você! Por tanto, decida ir até Ele.

Somente Jesus pode te dar forças para os passos necessários em direção sua Cura.

Que Deus te abençoe!

H. S. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário