segunda-feira, 26 de abril de 2010

MARCANDO SUA GERAÇÃO - Parte 3

APROVEITANDO A OPORTUNIDADE PARA FAZER O BEM

"Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus". (Neemias 2.4)

Prosseguindo no seu objetivo e depois de orar pedido a Deus mercê perante o rei, Neemias deparou-se com um dia inóspito. Não era um dia comum, pois seu coração amanhecera triste. Isso mesmo! Seu rosto estava abatido. Ele estava num dia difícil. Imagino que desde o amanhecer idéias rondavam seus pensamentos e lembranças despertavam sua consciência. Seu interior estava remoído pelos relatórios que continuamente recebia. A condição do seu povo incomodava profundamente sua alma de forma que ele não conseguiu disfarçar o seu sentimento. Aquilo era tão evidente que o rei lhe perguntou: “Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza de coração”.

Naquele instante Neemias respondeu:

“Viva o rei para sempre! Como não me estaria triste o rosto se a cidade, onde estão os sepulcros de meus pais, está assolada e tem as portas consumidas pelo fogo”?

Ou seja, foi um dia amargo para Neemias. Ele disse que nunca antes esteve daquela forma diante do rei. Contudo, para sua surpresa, naquele mesmo dia, Neemias encontrou o rei de ótimo humor. Ele encontrou o rei interessado e disposto a ajudá-lo. Em outras palavras, Neemias providencialmente caíra na graça do rei. Ele teve sua oração respondida.

Como Deus respondeu sua oração? Transformando o dia triste numa grande alegria. Deus usou o momento difícil para lhe abrir uma grande porta. Ele providenciou o momento certo, a indagação certa para a oportunidade única. Isto me faz lembrar algo que Jesus disse em João 16.20b quando anunciava a vindo do consolador, o Espírito Santo. Ali está registrado:

“vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria”.

Ou seja, todos nós enfrentamos momentos difíceis, porém servimos ao Deus que converte momentos difíceis em grandes bênçãos. Aquele não foi um momento meramente ocasional. Aquele dia foi à grande chance para Neemias. Foi o momento exato de Deus!

Muitas vezes não entendemos que Deus trabalha de uma forma além da nossa compreensão. Ele trabalha como quer e para o nosso bem. Isto significa afirmar que “Nunca devemos ignorar um momento difícil na vida. Deus pode usá-lo para abrir uma grande porta para nós”.

Muitas vezes Deus permite um momento de tristeza para promover uma oportunidade extraordinária. Muitos não entendem isto por que vivem segundo suas emoções, guiados por seus sentimentos e não segundo a fé. Talvez você esteja passando por um momento difícil. Talvez existam situações tentando entristecer seu coração. Contudo, não pare! Não desista! Continue! Creia! Pois Deus pode e deseja fazer do momento triste a grande chance da sua vida.

Diz o texto que o rei lhe fez uma pergunta: Que me pedes agora? Ou seja, o que você quer? Olha a chance de Neemias. O rei lhe abre a porta para um pedido, assim como creio que Deus hoje está abrindo portas para sua vida. Foi o momento preparado por Deus. E esse momento revela a terceira grande lição de Neemias para marcar sua geração.

E qual foi?

Neemias soube aproveitar muito bem as oportunidades para, em Deus, começar a fazer o bem ao seu próximo.

Em outras palavras, precisamos entender que para marcar a nossa geração não podemos deixar as oportunidades passarem. Não podemos deixar nossas oportunidades serem roubadas. Neemias almejava uma oportunidade para fazer algo de valor pelo seu povo. Ele queria reconstruir a história da sua nação. O que lhe faltava? Um momento oportuno que naquele dia lhe bateu a porta.

Em Gálatas 6.10 afirma: “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé”.

Certamente, existem tantas pessoas com todas as possibilidades para fazer o bem para o seu próximo e não fazem. Neemias podia muito usar a crise da sua nação, ou a sua tristeza para justificar uma falta de atitude. Mas ele age diferente. Por quê? Por que é justamente a crise que diferencia aqueles que pensam como escravos daqueles que pensam como príncipes. Os que têm mentalidade de escravo reclamam no tempo da crise, os que pensam como príncipes vêm na crise à grande oportunidade de Deus. Neemias tinha uma mentalidade de príncipe e não de escravo, por isso soube aproveitar a oportunidade.

Winston Churchill disse uma celebre frase: O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.

Em Colossenses 4.5 diz: “Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades”.

Neemias soube aproveitá-la quando ela lhe bateu a porta. Eu quero dizer a você hoje: Não perca as oportunidades para marcar sua geração. Não perca as oportunidades de Deus para sua vida. Aproveite cada chance para ser alcançado pela sua maravilhosa graça. Pela sua Palavra. Pelo seu poder. Não perca as oportunidades que constantemente Deus lhe dá por meio das pessoas, por meio da sua igreja, por meio da sua família. Aproveite as oportunidades para crescer, melhorar, aperfeiçoar. Aproveite a oportunidade para fazer o bem por que amanhã muitos desejarão ter oportunidade para te abençoar. Aproveite este dia para fazer algo relevante pela sua geração, pois você não poderá reclamar amanhã da oportunidade que deixou passar hoje.

Hoje é o dia da sua grande oportunidade.

Por isso, aproveite logo! Agarre as oportunidades e seja bem sucedido para a glória de Deus.

Pense nisto!

OBS.: SE VOCÊ DESEJA RECEBER ESTA MENSAGEM NA INTEGRA EM ÁUDIO, SOLICITE POR MEIO DO E-MAIL: prhugo@gmail.com

SEMANA QUE VEM NÃO PERCA A QUARTA MENSAGEM DA SÉRIE MARCANDO SUA GERAÇÃO NA COMUNIDADE CRISTÃ MINISTÉRIO DA FÉ EM ÁGUAS CLARAS A PARTIR DAS 17H.

H. S. Lima
Eu Digo Sim para Família - www.sandrafaraj.com.br

Um comentário:

  1. Verdade... Glorifico a Deus por tamanha sabedoria de Deus em nonosso meio, tenho aprendido muito atraves de sua vida Pastor Hugo, e sei que cada dia mais, Deus vai me aperfeiçoar dia-dia, atraves destas palavras abençoadas que vem dEle, para a Igreja.
    Obrigado!
    Ronaldo Mello

    ResponderExcluir