segunda-feira, 19 de abril de 2010

Série - MARCANDO SUA GERAÇÃO


Sermão ministrado na Comunidade Cristã Ministério da Fé em Águas Claras no dia 18 de Abril de 2010

Parte 2
O Compromisso com a Oração


“Tendo eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.” (Neemias 1:4 RA)

“Para marcarmos nossa geração devemos ser marcados pela oração”.

Hoje, estamos em nossa segunda semana da série “Marcando nossa Geração”. Semana passada, vimos que para marcar sua geração Neemias foi um homem que não se contaminou com o vírus mortal da indiferença. Demonstrou interesse pelo seu povo. Fez da má notícia a missão da sua vida. Decidiu sair do conforto do palácio, e, se identificou com a dor da sua nação.

O verso que usamos para expor este último princípio é o mesmo que utilizaremos como base para a nossa ministração hoje. Diz o verso que Neemias assentou-se, chorou e lamentou por alguns dias. Ou seja, o choro teve um prazo determinado. Ele durou alguns dias. E isto só foi possível por que Neemias decidiu sair de condição do lamento para assumir um posicionamento espiritual.

Ou seja, ele se quebranta por meio do Jejum, e se colocar diante de Deus em oração. A dor é vencida pela oportunidade de falar com o Senhor. O choro é tragado pelo quebrantamento espiritual. O lamento é transformado em atitude diante de Deus. Ele encontra segurança na oração.

É na oração que alcançamos refúgio, consolo e força. É orando que encontramos a paz e a convicção de que tudo está controle de Deus. É no exercício da oração e do Jejum que aprimoramos a nossa capacidade de ouvir a Deus e onde somos revestidos de poder.
A bíblia diz em Tiago 5.16: “Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo”.

Devemos aprender que para marcar nossa geração devemos ter profundo compromisso com a oração e com o Jejum. O jejum subjuga a nossa vontade. A oração nos aproxima da vontade de Deus. Neemias decidiu se levantar do choro para falar com Deus. Ele preferiu colocar diante do Senhor a situação do seu povo. Ele orou pela sua nação.
Orar deve ser primazia de todo cristão. Tudo começa com oração e o Jejum. Seus sonhos, seus projetos, sua missão, suas decisões devem preceder a oração. Jesus em Mateus capítulo 04 começa o seu ministério orando e jejuando por 40 dias.

Antes de entrar em ação Neemias ficou aproximadamente 03 a 04 meses em preparação espiritual. Foram meses de orações e jejuns. Foram meses onde Neemias, por meio do seu compromisso espiritual, cresceu a convicção de que havia algo que ele poderia fazer para ajudar seus irmãos. Foram meses em que ele ouviu a voz de Deus. Foram meses de perseverança na oração.

“Para marcarmos nossa geração devemos ser marcados pela oração”.

Veja o que afirma o livro Ezequiel 22.30: Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.

Deus procura homens e mulheres que tapem o muro e se coloquem na brecha pelo Brasil. Deus quer responder as orações dos justos em favor desta terra. Em sua geração Neemias foi um homem que se colocou na brecha em favor da sua terra. Minha pergunta é: Você está disposto a ser alguém que se coloca na brecha pela nossa Cidade e País? Você está disposto a ser um Neemias em sua geração?

A descrição da oração poderosa de Neemias está a partir de verso 05 até o verso 11. Nestes versos existem lições preciosas sobre uma oração que marcou uma geração inteira, e que podemos contextualizar as nossas vidas. Quero explanar rapidamente quatro lições sobre a oração de Neemias.

No verso de número 05 ele começa sua oração dizendo: “ah! SENHOR, Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!

Ou seja, ele começa reconhecendo a grandeza de Deus. Enfatizando a soberania do todo poderoso. “Senhor dos céus, Deus grande e temível”. Ele começa exaltando os atributos de Deus. “Que guardas a aliança e a misericórdia para com aqueles que te amam e guardam os teus mandamentos!”

Ou seja, Deus é maior do que qualquer situação por mais terrível que seja. Ele honra sua parte na aliança, e sempre está disposto a exercer sua misericórdia em nossas vidas.

Logo em seguida, nos versos 06 e 07 vemos algo extraordinário. Vejamos o que ele diz: Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para acudires à oração do teu servo, que hoje faço à tua presença, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado. 07 Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo.

Ou seja, Neemias orou intercedendo, confessando e se identificando com o pecado do seu povo. Ele não expõe suas necessidades. Ele não pede por suas causas pessoais. Não! Neemias clama pelos filhos de Israel. Ele clama pelos servos de Deus. Ele clama pela nação e ele o faz dia e noite.

Ele clama por pessoas. E não só isso. Ele confessa os pecados dos filhos de Israel e vai mais longe quando diz: “os quais temos cometido contra ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado. 07 Temos procedido de todo corruptamente contra ti, não temos guardado os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos que ordenaste a Moisés, teu servo”.

Ou seja, ele se inclui nisso. Ele reconhece e confessa que é pecado seu também. É uma oração que revela sua imperfeição. É uma oração que reconhecer a necessidade do perdão Daquele que é perfeito.

Após fazer tal confissão, Neemias ousadamente orou a Palavra de Deus. Olha o que ele diz no verso 8-10: “08 Lembra-te da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Se transgredirdes, eu vos espalharei por entre os povos; 09, mas, se vos converterdes a mim, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes, então, ainda que os vossos rejeitados estejam pelas extremidades do céu, de lá os ajuntarei e os trarei para o lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome. 10 Estes ainda são teus servos e o teu povo que resgataste com teu grande poder e com tua mão poderosa”.

Eu fiquei pensamento na ousadia de Neemias ao citar estas palavras. Deus gosta de orações ousadas. Deus espera orações ousadas. Ele só foi ousado por que ele tinha uma promessa bíblica para se apegar.

Neemias não desistiu da palavra mesmo que tudo parecesse contrário. A lição aqui é essa: “Permaneça na palavra ainda que tudo pareça perdido, e isso vai te dar respaldo para suas orações”.

A bíblia afirma em I João 5.14-15: “E esta é a confiança que temos pra com Ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve. (15) e, se sabemos que Ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito”.

Por fim, Neemias ora de uma forma especial como podemos ler a partir do verso 11, onde diz: 11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem.

Ou seja, ele faz um pedido estratégico. Ele orou com sabedoria. Ele não só pede para ser ouvido como pede que seja bem sucedido no seu objetivo. E até neste pedido pessoal Neemias é generoso, por que o que ele quer é que a sua oração pelos seus irmãos seja ouvida e que ele seja bem sucedido na sua missão de ajudá-los. Esse é o seu pedido pessoal. Logo em seguida ele pede favor diante do rei. “dá-lhe mercê perante este homem”. Ou seja, ele sabia que para cumprir sua missão precisava cair na graça do rei. Então ele orou para que essa porta fosse aberta. Creia nisso: Suas orações vão abrir portas na sua vida.

Toda grande missão requer orações estratégicas. Para marcar uma geração é preciso sábias orações.

A bíblia em Tiago 4.3: “pedis e não recebeis, porque pedis mal...”

A bíblia em atos dos apóstolos diz que algumas pessoas oraram durante dias, até que foram revestidas de poder. A partir deste revestimento de poder aqueles homens e mulheres marcaram a história do seu tempo, tanto que o livro que relata seus feitos chama-se “Atos dos apóstolos”. Que você possa ser revestido de poder por meio da oração. Que você possa marcar a sua geração.

Que Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário