quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ALEGRIA X FELICIDADE

A diferença entre “estar” e “ser”Podemos dizer que alegria é o mesmo que felicidade? Bem, há quem pense que sim, entretanto, creio existir uma grande diferença. Parto do pressuposto de que alegria é o que você “sente” num determinado momento, enquanto que felicidade é o que “existe” em você, independente de qualquer situação.

Assim, pode uma pessoa está alegre, mas ser infeliz? Bom, para muitos a pergunta parece contraditória, mas não tenho dúvidas que sim. Existem muitos, por exemplo, que ficam profundamente alegres num período festivo, mas isto não significa que eles são essencialmente felizes. Tantos se alegram por obter um carro zero, mas isto não significa que o carro em questão é sinônimo de felicidade. Dinheiro pode trazer alegrias, mas conheço muitas pessoas que possuem muito dinheiro, entretanto, são infelizes.

Por confundir a diferença entre ambos, muitos vivem verdadeiras crises existências. Infelizmente, são tantos os que buscam alegria, pensando que estão encontrando a felicidade. É fato que ter alegria é muito bom, como também ser feliz é maravilhoso. Entretanto, alegria é um sentimento que passa, felicidade é um estado permanente.

Particularmente, tenho percebido que a alegria tem haver com a experiência de um momento, felicidade tem haver com a experiência de uma vida. Alegria é “satisfação”, Felicidade é “contentamento”. Alegria é Deus “por nós”, felicidade é Deus “em nós”. Se por um lado a alegria tem haver com o que você recebe, felicidade tem haver com quem você é, e com as expectativas internas que você tem.

Por outro lado, assim como a felicidade não pode ser confundida com alegria, a infelicidade não pode ser confundida com a tristeza. É óbvio que enfrentar um momento triste na vida não significa ser uma pessoa infeliz. A tristeza tem prazo de validade, enquanto que a infelicidade é um gigante que precisa ser vencido.

Certamente, Deus deseja “conceder-nos” alegria, mas também deseja que “concebamos” felicidade. Precisamos aprender a diferença entre ambos, para que não vivamos frustrados. Afinal, o “estar” é muito diferente do “ser”.

Você estar alegre?
Você é feliz?
Vale à pena pensar no assunto, não?!


Que Deus te abençoe!
H. S. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário