quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

AS 04 GRANDES SUPERAÇÕES DE JOSÉ

Parte # 01

A história de José é uma das mais fascinantes experiências de fé da história bíblica e secular. Trata-se da história de um FILHO AMADO que se tornou ESCRAVO, que se tornou GOVERNADOR de uma dos maiores impérios de todos os tempos.

Sua história é fascinante por que em sua trajetória há um testemunho de SUPERAÇÃO extraordinária. Podemos aprender muitas lições com José, mas uma em especial é a capacidade de SUPERAR situações aparentemente insuperáveis. Para chegar aonde chegou, e se tornar quem se tornou, José superou vários obstáculos, tanto interiores como exteriores.

É também fascinante por que não é difícil nos identificar com o seu contexto. Perguntei a uma pessoa, enquanto escrevia este “post”, se ela conseguiria suportar um pouco dos desafios que José enfrentou. Sua resposta foi interessante. Ela me disse: “Não sei! Mas com certeza quero obter graça de Deus para superar todos os obstáculos da minha vida”. Achei a resposta interessante porque todos nós temos desafios de superações particulares. Talvez não passemos pelos mesmos desafios de José [Deus permita que não!], mas certamente, temos todos os dias grandes obstáculos para superar. Afinal, Deus nos permite grandes desafios, conforme nossa capacidade individual de superação, a fim de nos moldar para a grandeza.

Uma verdade precisa ser reafirmada: “Você tem a capacidade para SUPERAR todos os obstáculos da vida”. Nós temos! No entanto, assim como José, é preciso manter a fé inabalável ante os maiores desafios da vida. Ele superou pelo menos quatro, que são grandes lições para todos nós.

Em primeiro lugar, José teve que SUPERAR A TRAIÇÃO DAQUELES A QUEM AMAVA (Gn. 37.18 – 20 / 24 – 28). As pessoas que o levaram até o “buraco” foram simplesmente seus próprios irmãos. Aqueles com quem ele convivia foram aqueles que conspiraram contra ele.

Fico imaginando José procurando seus irmãos no campo. Alguém no caminho lhe indicando onde estavam. José seguindo as trilhas, sem imagina o que estava prestes a acontecer. Ah, irmãos, a traição é terrível!

No entanto, heroicamente José SUPEROU esta “maldade”. E só pode fazê-lo por uma única razão: Ele foi traído por quem menos esperava, mas nunca traiu Quem mais esperava nele: Deus.

E foi esta esperança no TODO PODEROSO que manteve seu coração aquecido mesmo diante da gélida traição. E é interessante perceber que apesar de tudo, ele não deixou de confiar nas pessoas em sua volta, assim como nunca traiu a confiança daqueles que confiavam nele. Isto é simplesmente sublime!

Tal sublimidade nos agracia com uma verdade: O que seus “invejosos” irmãos não sabiam, era que almejando manter José distante, eles estavam levando-o para mais próximo do seu destino. A traição fez parte do pacote para levá-lo ao seu grande chamado. Não estou falando que você precisa ser traído para chegar lá, mas muitas vezes não percebemos que por traz de certas traições pode se esconder um propósito supremo. É por isto que precisamos SUPERAR! Por que somente superando, caminhamos com a certeza de que Deus nunca vai trair a fé que depositamos Nele.

Sendo assim, SUPERE a traição!

Ela pode ser como uma noite que esconde nossas lágrimas,
Mas com certeza não é uma noite eterna.
O dia vai despertar, e com ele virá o renovo de todas as coisas.


Continua (...)

Hugo S. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário