sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

EXPLORANDO AS PROFUNDEZAS DA DEVOÇÃO

Nosso Senhor Jesus – o maior Líder de todos os tempos – gostava de se afastar para “um lugar deserto”, não para se isolar das pessoas, mas para está próximo de Deus. Isto era a Sua prioridade!

Seguindo o exemplo, John Wesley – A tocha tirada do fogo –, acordava às cinco da manhã para orar e transcrever seus sermões. Foi assim que começou seu ministério e assim continuou até partir para glória.

É fato que o horário e o lugar que você consagra para o seu devocional são fundamentais para o bem estar da sua vida e ministério. Por tanto, faça disto sua prioridade número um. Aproveite o máximo possível cada instante e permita que o Espírito Santo seja o condutor deste maravilhoso momento. Somente por meio do Seu auxílio, seu devocional pode, de fato, ser produtivo.

Quando você perceber, mediante sincera dedicação, que isto é perfeitamente possível, chegará naturalmente à conclusão que seu ministério é, antes de tudo, resultado da sua vida pessoal com Deus. Sim! O poder que se manifesta em público é apaixonadamente adquirido em secreto. O pregador que, eloqüentemente anunciar à multidão, é antes o homem que em secreto conhece o Espírito Santo. Aquele que conduz as ovelhas do Grande Pastor é o mesmo que, na sua devoção, adquiriu a sabedoria necessária para apontar o caminho. Eis uma grande verdade!

Verdade esta capaz de mudar destinos. Isto mesmo! O ministério é o meio pelo qual dispomos nossos talentos para, a serviço da obra de Deus, contribuirmos para transformação de vidas. O devocional diário é o meio por onde isto começa.

Quando diante disto, você também chegará à benéfica conclusão que a vida devocional diária nos conduz a sermos espirituais. Ela produz em nós os frutos Espírito. Afasta-nos do pecado e nos mantém em alerta, afim de não satisfazermos os caprichos da carne.

Não são poucos os que têm sérios problemas nesta área. Muitos apriscos acabam sofrendo terrivelmente as conseqüências de um servo de Deus que se deixou ser seduzido pela concupiscência dos olhos.

É preciso constante vigília!

A busca devocional diária é o melhor meio para que isto seja conquistado. Afinal, a queda não acontece de um dia para o outro, assim como a santidade se produz diariamente, por meio do nosso devocional, que além de nos fortalecer, afasta-nos da soberba – a mãe de todos os pecados, e produz em nós um senso de dependência contínua.

Quando movidos por esta dependência, começamos a perceber que somente a prática da santidade, por meio de uma sincera busca, nos concede a capacidade de superar nossas dores, vícios e tentações, levando-nos a triunfar nas batalhas do nosso dia-a-dia

Em terceiro lugar, você também notará nesta busca sincera que o exercício do devocional diário se tornará um santo refúgio, onde encontramos alivio para as pressões do ministério. Nenhuma outra função é carregada de maior pressão do que esta. Lidamos diariamente, em nome da fé, com os maiores extremos da vida. Tudo com um único objetivo: Levar o Reino de Deus ao coração do máximo possível de seres humanos.

Quando diante dessas pressões, temos as “pausas” santas. É quando recostamos nosso coração na infinita graça de descansarmos na presença de Deus como espelho daquilo que será na eternidade. Ali, encontramos segurança e refúgio para nossa alma. Descanso necessário para “recarregar as baterias” a fim de prosseguir leal a vocação que nos foi confiada. Afinal, não há refúgio maior, para um servo dedicado, do que os braços do Pai.

Empenhando-nos para tal, encontramos enfim, o que só ELE pode nos conceder. Aquilo que nos faz ir além de nós mesmos. O que nos faz superar nossos limites. O diferencial na vida de todo ministro de Deus. Encontramos “PODER”. Isto mesmo! O devocional diário é como um imã capaz de atrair poder do Céu para nossa vida pessoal e ministerial.

É este poder, alcançado por meio desta busca sincera, que nos faz ministros incomuns. É por meio dele que o nosso ministério se torna um instrumento de Deus para impactar nosso tempo, e deixar um legado divino para a próxima geração.

Que maravilha! Explorar as profundezas da devoção nos leva a descobrir na terra, o PODER do Céu!

Contudo, é preciso entender algo: A vida devocional é fruto de uma renovação da mente que vem por meio da disciplina. Não podemos desanimar caso encontremos dificuldades para isto. Quanto mais disciplinarmos nossa mente à devoção, mais poder teremos para prosseguir.

No livro escrito aos Romanos o apóstolo Paulo afirma: “E não vos conformeis com este século, mas transformais-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm. 12.2).

Disciplinar a mente à prática do devocional é uma escolha pessoal que exigirá profunda dedicação. É uma disciplina espiritual que quando se torna um habito, eleva-nos.

Que Deus nos abençoe!

Até a próxima...

Hugo S. Lima

3 comentários:

  1. DA ONDE VOCE ESTÁ COLANDO TUDO ISSO. ISSO É CRIME. TEM QUE CITAR A FONTE.

    ResponderExcluir
  2. Amado(a), estou pela misericórdia de Deus colando da bíblia... kkkk

    ResponderExcluir
  3. É Triste e ao mesmo tempo comovente,ver pessoas se levantando cheio de ousadia, para abordar um assunto que nem ao menos sabe de onde foi tirado da " Bíblia ",se não sabe nem o que o prórpio Pai diz,vai saber mais do que : (Estou sem o ponto de interrogação)

    ResponderExcluir