quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SE CRERES, VERÁS A GLÓRIA DE DEUS

“Não te disse eu que se creres, verás a glória de Deus?” (João 11.40)

O verso acima faz parte do contexto de um dos milagres de ressurreição realizados pelo nosso Senhor Jesus Cristo e registrado apenas no evangelho de João: A ressurreição de Lázaro.

Lázaro era irmão de Marta e Maria e conforme o verso 05 de João 11 era uma família amada por Jesus. Quando Lázaro ficou enfermo, suas irmãs mandaram chamar o Senhor dizendo: “Senhor, está enfermo aquele a quem amas”. Ou seja, havia uma expectativa no coração daquelas irmãs, porém, afirma a bíblia que quando Jesus chegou onde essa família estava, encontrou Lázaro já sepultado há quatro dias.

Em todo o contexto, antes da ressurreição vemos pelo menos quatro situações que Jesus teve que lidar para operar o milagre e ensinar o poder da fé:

A desesperança pela aparente demora (21,32). Tanto Marta como Maria afirmaram: “Se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão”. O tempo “pareceu” correr contra ao que necessitava aquelas irmãs.
A discussão Teologia (24). Depois de Jesus dizer: “Teu irmão há de ressurgir”, Marta literalmente dá na trave com um argumento teologicamente religioso: “Eu sei, replicou marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia”. O problema é quando a teologia se torna réplica e argumentos que nos afastam de uma experiência poderosa com Jesus, mediante a fé.
A dor da perca, latente no coração (33). Maria vai de encontro a Jesus e lança-se aos seus pés, chorando profundamente a perca do seu irmão. A dor soluçava em seu coração, bem como daqueles que estavam com ela. Quando Jesus viu tal cena se comoveu.
A completa desistência diante do mau cheiro (39). Ao dizer: “Senhor, já cheira mal, por que já é de quatro dias”, ela estava declarando que não tinha mais jeito. Ela já havia jogado a toalha. O que ela via era somente o cheiro da morte.

Porém, quando elas pensaram que tudo havia acabado, Jesus transformou o caos em glória, e a dor em restituição. Muitas vezes enfrentamos certas tragédias e não vemos que por trás dessas experiências existe um milagre preparado para nós. Muitas vezes Deus permite certas experiências para que aprendamos o poder da fé, por isso ele diz: “Não te disse eu que se creres, verás a glória de Deus”.

Neste verso, citado pelo nosso Senhor, existem três verdades chaves que estão interligadas, e que são fundamentais para vivermos na dimensão do impossível.

1. NÃO TE DISSE EU...
Esta afirmação refere-se à Palavra que Jesus já havia liberado. Ele já havia dito que aquela situação não seria para morte, mas para Glória de Deus, afim de que o Filho de Deus fosse glorificado.

Muitas vezes temos uma Palavra de Deus ao nosso favor, e, como Marta, nós não nos apegamos a ela. Acabamos por permitir que situações aparentemente impossíveis tirem o foco da Palavra que nos foi dada.

Nosso maior desafio é nos manter apegados a Palavra de Deus independente do Impossível, afinal, somos tudo o que a Palavra de Deus diz que somos, podemos tudo o que a palavra de Deus que podemos, e temos tudo o que a Bíblia diz que temos.

O bom é que Jesus, como fez com Marta, faz conosco por meio do Espírito Santo. Ele lembrou Marta da Palavra que Ele mesmo havia dito. A Bíblia diz que o Espírito Santo há de nos lembrar de todas as coisas que ele nos tem ensinado.

É bom lembrar que não basta somente lembrar, é preciso apegar-se totalmente a Palavra de Deus e praticá-la no nosso dia-a-dia. Esta é a primeira chave para vivermos o impossível.

2. QUE SE CRERES...
O resultado de ouvirmos a Palavra e guardá-la no nosso coração é o surgimento da fé. Quanto mais Palavra de Deus, mais Fé. Quanto menos palavra de Deus, menos fé. A bíblia ensina que a fé quando proclamada move o impossível: “Ele respondeu: Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: “Vá daqui para lá”, e ele irá. Nada lhes será impossível”.

Aprendemos uma lição aqui: A fé não depende do seu tamanho para produzir seu efeito, ela precisa ser dita. A fé é declarada! Isto nos mostra que o que declaramos com nossos lábios determina se viveremos o impossível ou não. Por conseguinte, o final do verso também nos ensina que quando ela é praticada “nada”, repito: “nada”, nos será impossível. A bíblia não está dizendo que somente algumas situações não serão impossíveis de serem mudadas, mas nada será impossível. Que maravilha, não?!

Conforme Hebreus 11.1, fé é certeza das coisas que se esperam Ou seja, a fé está ligada a situações externas. Questões necessárias que esperamos. A fé nos leva a certeza de que estas questões externas serão acrescentadas nas nossas vidas.

Contudo, a bíblia também ensina que a fé é a convicção de fatos que não se vêem, ou seja, está ligada a questões internas. Convicção fala do que existe no nosso interior. A fé que nos levar a viver o impossível é uma semente que Deus planta nos nosso interior.

3. VERÁS A GLÓRIA DE DEUS...
Está convicção que temos dentro de nós gera uma imagem. A bíblia diz: “Não te disse eu que se creres, verás”. Ou seja, a fé me dá uma visão do invisível. Esta visão é uma fotografia imprimida dentro de nós, do impossível se tornando possível.

Quando temos fé, adquirimos uma visão, não da dor, nem da miséria, nem da enfermidade, nem da dívida, nem do impossível, etc., mas da Glória de Deus. Ou seja, a Palavra que gera fé, nos leva a contemplar a manifestação da glória de Deus, ou seja, do Seu Poder.

“Quando buscamos a Palavra de Deus, atraímos a fé. Quando temos a fé, atraímos a glória de Deus. Quando temos a Glória de Deus, vivemos o impossível”.

Esta fé, gerada através Palavra de Deus, e que nos dá uma visão da Glória, possui algumas características que precisam ser aplicadas. Do nascimento da fé até o “verás a glória” existem princípios que não podem se esquecidos. Eles são fundamentais para o impossível se tornar possível.

Veremos estes princípios logo mais na segunda reunião da campanha da “É impossível, mas Deus pode”. Deus pode mudar sua vida e você deve dar um passo em direção a isto...

Venha estar conosco na CCMF extensão em Águas Claras a partir das 19h30 desta quinta-feira – Av. Sibipiruna número 20 em frente ao teatro da Caesb http://www.ministeriodafe.com.br/ex_aguas.html.

Não perca!

Em Cristo, A Palavra de Deus encarnada
Pr. Hugo S. Lima

Um comentário:

  1. meu DEUS que comentario extraordinario deste texto,amei,que Deus vos abençoe!

    by;Cristina

    ResponderExcluir