terça-feira, 13 de julho de 2010

ABRAHAM LINCOLN (1809 – 1865)

Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa (Hebreus 10.36).

Nascido em uma choupana na cidade de kentuchy, interior leste dos EUA no dia 12 de fevereiro de 1809, Abraham Lincoln tornou-se o grande líder bem-sucedido do seu país, uma referência para o mundo e um exemplo de profunda fé e resignação.

Freqüentou a escola por apenas alguns meses, época em que a única forma de ensino era oral. Mais tarde tornou-se dono de uma pequena mercearia que faliu, o que fez com que contraísse uma grande dívida, que foi paga somente quinze anos depois. Isso mesmo! Em 1936 Lincoln começou a exercer a advocacia e com isso quitou seus débitos. Por esse e outros atos ficou conhecido como “Abe honesto” o que aumentou o seu prestigio na sociedade.

Em 1834 iniciou sua carreira política. Foi eleito deputado estadual, época em que assumiu um posicionamento firme contra a escravatura. Mais adiante enfrentou percas difíceis em sua trajetória, que certamente foram fundamentais para forjar sua grande liderança: Em 1846, perdeu nas eleições para um cargo público. Em 1850 morreu um de seus filhos, com então quatro anos de idade. Em 1855 e 1858 perdeu nas eleições para o senado. Em 1856 perdeu a chance de concorrer à vice-presidência. Todas essas e mais algumas, foram percas imperceptíveis diante as suas grandes vitórias.

Assumiu a presidência em março de 1861, ano que começou a guerra civil. Conta-se que na última batalha em Gettysburg, Lincoln colocou-se em oração e teve de Deus a certeza da vitória. O seu discurso antes da batalha foi um dos mais excelentes pronunciamentos políticos na história americana.

Na noite de 1865, as tropas inimigas se renderam e nessa mesma noite, com então cinqüenta e seis anos, Abraham Lincoln tornou-se o primeiro presidente dos EUA a ser assassinado. Na ocasião com um tiro, e assistindo a um espetáculo no teatro Ford em Washington.

De todas as lições que aprendemos com esse grande estadista foi sua capacidade de manter a chama da fé acessa diante dos mais terríveis momentos e não negociar o temor a Deus por toda sua vida. Em meio ao caos político e social em sua nação, ele se mostrou inabalável no seu caráter e nas suas convicções morais, dando com isso um rumo seguro para o seu povo.

Foi alguém poderosamente perseverante e um grande exemplo para todos nós.

Que sejamos perseverantes!
Que sejamos valentes!
Que sejamos éticos!
Que lutemos pelo nosso país e por nossa cidade, com Temor a Deus em nosso coração!

Com amor,

H. S. Lima

2 comentários:

  1. Graça e Paz.

    Pois é amado irmão, ouvimos muito sobre perseverança, sobre dizer ao problema que temos um grande Deus e não ao contrário, ouvimos muito sobre histórias como esta, do Abraham Lincoln e de outros tantos homens que não apenas estadistas ou políticos, mas simplesmente homens de Deus.

    Pois é, não é por falta de aviso ou de conselhos, aou ainda de admoestações e exortações mútuas, recheadas de amor e profundo desejo de que prossigamos. Ainda assim, tenho a impressão que o que falta é ter a real noção do que está em jogo, do que realmente estamos falando, falta a verdadeira noção de nosso papel como cristãos na vida de muitos, na história de muitos.

    Fala-se e até mesmo se canta sobre fazer história, mas esquecemos que para FAZER algo é preciso ATITUDE. É por esta verdade que lutamos, agimos e pregamos. Parabéns pela, realmente, excelente publicação e obrigado.

    Forte abraço.
    sigaomestre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pr. Hugo. Como seria maravilhoso termos homens de Deus a frente de nossa nação.Homens que tivessem essa fé genuina e impactante.

    ResponderExcluir