segunda-feira, 26 de julho de 2010

ÉTICA – Uma breve reflexão

Dias atrás em uma conversa, alguém me sugeriu compartilhar (por aqui) algo sobre ética. Achei a idéia um tanto interessante, de forma que, em minhas solitárias, aventureiras e curtas reflexões, não deixei de meditar no assunto, o que me fez transcrever algumas poucas palavras.

Como bem sabemos ética é um padrão de conduta moral que fundamenta os nossos valores e norteia nossas decisões e comportamentos. Exercê-la significa respeitar princípios inegociáveis da vida, fundamentados em verdades estabelecidas. Assim, todo ser humano, grupos e instituições possuem um código de ética que clareia a linha tênue entre o que é coerente e insensato a ser feito.

Como cristão que somos, exercer a ética não é um a opção, mas um dever! E mais, a Verdade que fundamenta nosso padrão ético são as Sagradas Escrituras. Assim, nossa conduta como irmãos em Cristo e representantes do Reino de Deus precisa fundamentalmente responder as seguintes perguntas: “A ética bíblica me permite agir desta forma?” Ou: “O que Jesus faria em meu lugar?”

Este conceito simplesmente indica que nossa consciência moral precisa ser alertada pela ética bíblica. Se diariamente, como cristãos, não condicionamos nossa mente e coração a meditar na Palavra de Deus, será uma questão de tempo a negociação dos Seus valores.

Desta forma, precisamos tanto vigiar sobre nossa conduta, como também resistir biblicamente à antiética daqueles que se dizem cristãos e agem pior do que o incrédulo. Sem dúvida, há um grande número de pessoas e líderes em nossa geração precisando rever a própria consciência, mudar a conduta pessoal e somar com o Reino de Deus ao invés de dividi-lo.

Quando Nosso Senhor Jesus disse: “Ai daqueles por quem vem o escândalo”, não duvide: Ele também estava falando daqueles que violam a ética cristã.

Assim, minha conclusão pessoal é: “Falta conteúdo bíblico na vida de muitos, e conseqüentemente coerência com aquilo que se acredita e se proclama.”

Pense nisto

H. S. Lima
BSB DE KBÇA PARA CIMA - Vote Sandra Faraj 45.555

Nenhum comentário:

Postar um comentário