terça-feira, 25 de maio de 2010

MARCANDO SUA GERAÇÃO - Parte 06

ALCANÇANDO SEUS OBJETIVOS
Neemias 6.15-19

Nas últimas semanas, absorvemos lições fundamentais para que, servindo o propósito eterno de Deus, tenhamos uma vida que marque nossa geração. Temos sido constantemente desafiados a experimentar o poder da relevância. O sentido verdadeiro da nossa existência. O significado de uma vida que ultrapasse a linha imaginária do comum e do ordinário.

Obviamente, não quero ter a pretensão de afirmar que esgotamos todo o assunto desta magnífica história. Não! Até por que chegamos apenas no sexto capítulo e toda a narrativa, sem dúvida alguma, é um oceano inesgotável de inspiração celestial.

Nesta última mensagem, no entanto, quero falar um pouco sobre outro grande passo de Neemias para marcar sua geração que foi a capacidade de alcançar seus objetivos. Isto mesmo! Neemias revelou um grande potencial para concretizar seus sonhos e projetos. E isso só foi possível por que eles eram bem definidos em seu coração. Ou seja, ele tinha um plano de ação que deixava claro o porquê, o como e o quando começar. Neste plano Neemias sabia o que queria, e o que seria necessário para isso. A reconstrução dos muros simbolizava apenas uma primeira etapa a ser alcançada naquele processo. Um objetivo a ser realizado na longa obra que Deus lhe proporcionara. Vejamos:

1. Neemias promoveu a reconstrução das estruturais físicas e da identidade da nação;
2. Neemias promoveu a repovoação e crescimento do país;
3. Neemias promoveu o retorno aos valores morais na nação;
4. Neemias promoveu um grande avivamento no meio do povo.


Para isso, Neemias revelou a capacidade de perseverar no seu propósito apesar das dificuldades internas e externas. O verso 15 começa dizendo: “Concluiu”. Ou seja, ele não fez uma obra pela metade. Não a abandonou no meio do caminho por causa de situações decorrentes. Ele não pulou do barco quando as ondas estavam grandes. Ele foi até a conclusão dos muros. Ele não desistiu. E por causa desse espírito valente Neemias reconstruiu os muros de Jerusalém num tempo recorde de 52 dias. Ele quebrou barreiras, por que estava disposto a concluir.

É isto que falta em muitas pessoas: A força para resistir e não abandonar o que foi programado. Infelizmente, muitos abrem mão muito facilmente dos projetos de Deus, e muitas vezes, por situações tão banais.

É preciso entender que se queremos marcar nossa geração, não podemos fazer as coisas pela metade. Não podemos parar no meio do caminho custe o que custar. Precisamos como Neemias aprender a concluir. Foi o que o Apóstolo Paulo quis afirmar em II Tm. 4.7 quando declarou: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”.

Por outro lado, Neemias só pode completar a obra por que ele não operou na sua própria força. Ele preferia esperar e experimentar a intervenção de Deus. Ele só teve sucesso nos seus objetivos por que dependia da intervenção de Deus. Não foi seu talento, sua liderança, sua força, nem sua inteligência. Tudo isso certamente contribuiu e foram elementos importantes, no entanto, não foram determinantes. O determinante na vida e obra de Neemias foi à intervenção do Senhor e isso se tornou evidente aos olhos dos adversários, de forma que ficaram abismados, estarrecidos, chocados com o que Deus fizera.

Além disto, Neemias alcançou sua primeira meta, sem perder a perspectiva do todo. Ele creu na intervenção de Deus, mas também superou a tentação do comodismo (Neemias 7.1). Ele promoveu novas mudanças. Neemias não descansou após concluir uma primeira etapa. Ele não relaxou. A obra não acabava na reconstrução dos muros. Ainda existia muito a ser feito. Muitas outras conquistas ainda precisavam ser experimentadas. Ele conquistou uma etapa e não uma obra inteira. Ele continuou! Muitas vezes nosso maior inimigo são nossas maiores conquistas.

Muitos não conseguem dar um passo adiante no grande desafio de marcar sua geração, por que estão presos ao passado. É preciso se desvencilhar das conquistas, como também dos fracassos que aconteceram. Eles não podem, assim como não serão, carcereiros do nosso presente e futuro!

Que você possa PERSEVERAR na sua jornada!
Que você tenha a INTERVENÇÃO DE DEUS na sua vida!
Que você não perca a PERSPECTIVA DO TODO na sua geração!

Que Deus te abençoe poderosamente
Hugo S. Lima

Um comentário:

  1. PEÇO A DEUS SER COMO NEEMIAS,SER FIEL ATE O FIM,PERMANECER NA PROMESSA DO SENHOR JESUS!!!

    ResponderExcluir