terça-feira, 11 de maio de 2010

CONVERTA SUA INDIGNAÇÃO EM TRANSFORMAÇÃO

Por H. S. Lima

Olá queridos,

Recentemente tive uma conversa muito interessante com uma pessoa de uma família bastante atuante em Brasília. Alguém muito inteligente. Bem articulado. Um verdadeiro formador de opiniões, daqueles que arrasta uma lábia capaz de convencer a muitos.

O problema, porém, é que me deparei com uma pessoa profundamente decepcionada. Isso mesmo! A repulsa em relação àquilo que por toda vida acreditara, invadira as recamaras do seu coração e a transformara numa pessoa questionadora e negativa. Seus argumentos, ainda que sinceros, eram resultados de um foco perdido impossível de se concordar. Não dava para engolir, apesar de se entender.

Não perguntei sua idade, obviamente, mas considero que tinha aproximadamente entre uns trinta e cinco a quarenta anos e fora criado num ambiente de profundos anseios sociais, de militância profundamente convicta. Ele mesmo disse: “Sei do que estou falando, cresci na escada de um palanque”. Que bonito, não é?!

O fato, contudo, é que os absurdos ocorridos na política de Brasília geraram tanta indignação que ele estava assumindo uma postura extremamente perigosa: A postura da omissão. Ou seja, o erro de outros estava se tornando uma justificativa para um erro ainda maior. Tanto que ele também afirmou: “Não quero mais saber. Cansei”.

Sinceramente, fiquei muito surpreso com sua posição por que não esperava isso de uma pessoa tão articulada! Por outro lado, fico estarrecido mais ainda por saber que ele não é o único. Existem muitos por aí - e não poucos -, que indignados preferem se omitir. E o problema quanto a isto, é que enquanto ficamos “dodói” com o lado negro da política, e assumimos esta postura, damos mais munição para os “metralhas” da sociedade. Ou seja, armamos os nossos adversários e nos tornamos alvos da nossa própria negligência. ORA, EU TAMBÉM ME INDIGNEI! E PROFUNDAMENTE! Mas a via da omissão com certeza provoca acidentes catastróficos e fatais. E, se a negligência de um compromete o futuro de todos, imagine o que a omissão de muitos pode fazer?

Devemos lembrar-nos do que está escrito na carta de Tiago, capítulo 4, versículo 17 onde afirma: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando”.(Tiago 4.17)

Assim, fiquei pensando como a indignação pode ser positiva. Isto mesmo! Aquela raiva gritante que brota do mais profundo da nossa alma pode ser proveitosa. Sim! Basta canalizá-la na direção certa, pois ela não pode nos calar, bem como fazer-nos falar idiotices. Ela deve nos impulsionar a promover mudanças. E como isto vai acontecer? Com um posicionamento firme, sem a perda da dignidade. Precisamos ter atitude! Devemos usar a força da ira em relação ao que vemos todos os dias para enfrentar o verdadeiro inimigo. Devemos sair do nosso casulo e fazer da nossa vida um instrumento de restauração. Não podemos perder a esperança!

Estou certo de que, às vezes, a indignação é resultados de situações que Deus permitiu para acordarmos. Sim minha gente! Precisamos converter nossa indignação em transformação. O mundo precisa disto. Deus nos deu este poder e está em nossas mãos a decisão de colocá-lo em prática. E logo!

A propósito: Minha conversa com o “camarada” frustrado terminou com mais ou menos com essas mesmas palavras, e graças a Deus, ele mudou de opinião.

Pense nisto.

Eu digo Sim para Família.
Que Deus te abençoe!

4 comentários:

  1. Eu tb digo sim para Família....e falando nisto devemos pensar naquelas raízes que o "berço familiar" proporcionou: a omissão... não podíamos se quer questionar e hoje a realidade é: servimos ao nosso Deus que nos impulsiona a todo momento para termos posicionamentos de caráter divino e não compactuarmos com atitudes que porventura dizemos: estou apenas compartilhando e na verdade estamos pecando. Abraços

    ResponderExcluir
  2. CREIO QUE ESSE É O CAMINHO! INDIGNAÇÃO SEM AÇÃO NOS LEVA A OMISSÃO! SE NÃO AGIRMOS ALGUÉM AGIRÁ POR NÓS, E O PIOR, AGIRÁ CONTRA NÓS. MUITO BEM COLOCADO PASTOR! PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do texto, concordo é tempo de indignar-se com tantas falcatruas e trilhar uns caminhos novos!
    abraço,
    selminha
    ps. estou recomendando seu blog, lá no meu.rs

    ResponderExcluir
  4. Queremos um livro do Pr. Hugo. Nena (prima) RJ.

    ResponderExcluir