quinta-feira, 20 de maio de 2010

O DOM DE SER ILUSTRE


I Crônicas 4.9-10

Jabez foi cabeça de uma das famílias da tribo de Judá. Ao nascer, sua mãe deu-lhe este nome dizendo: “Com dores o dei a luz”. Na verdade, seu nome tem origem hebraica e significa: Ele entristece, ou pesar.

Sua história aparece nas escrituras uma única vez. E surge em meio a uma genealogia em que são citados mais de 40 nomes, quando repentinamente o autor abre uma janela para fazer uma citação especial: "Ele foi mais ilustre do que seus irmãos" (9a). O que significa dizer que Jabez foi alguém impossível de ser meramente citado.

A raiz da palavra ilustre é “Kabad” que significa ser importante, ter nome de peso, ser rico, digno, glorioso, ser honrado. Ou seja, Jabez foi alguém que não se permitiu ser estigmatizado por uma marca, mas que ousou marcar as pessoas por meio da vocação e intimidade que Deus lhe concedeu.

É certo que ele não pediu para ter aquele nome. Ele não provocou aquela situação. A força da circunstância gerou aquela marca e quis determinar seu estilo de vida. Contudo, aprendo com Jabez que eu não tenho domínio absoluto sobre as circunstâncias da vida, mas assim como ele, tenho liberdade para determinar como vou querer viver. Ou serei escravo das circunstâncias ou mestre delas. A decisão é minha! A decisão é sua!

Por outro lado, no verso 10 está o grande segredo de Jabez. É dito: “Jabez invocou o Deus de Israel”. Ou seja, o estigma da dor não foi desculpa para falta de intimidade com Deus. E isto mostra que Jabez sabia onde estava a cura para suas marcas. Ele aprendeu, e talvez com a própria circunstância, onde encontrar bálsamo para a sua dor. Foi preciso intimidade com Deus. Foi preciso dependência de Deus. FOI PRECISO UM CLAMOR a Deus! Nisto estava à força para prevalecer. Invocar significa chamar, clamar, recitar, gritar, proclamar. É declarar em voz alta. Jabez fez isto! VOCÊ TAMBÉM DEVE FAZER!

Primeiro ele clamou dizendo “Oxalá me abençoe”. E oxalá significa “queira Deus”. É como se ele estivesse falando: “Tomara que Deus me abençoe”! Ou seja, havia grande expectativa no coração de Jabez em relação ao favor de Deus. Na verdade, a raiz hebraica para benção é “barakah” que pode significar fontes, prosperidade, louvor de Deus, dom, presente e acordo de paz. Minha pergunta: “Você vive cada dia na expectativa da benção de Deus sobre sua vida, ou você já perdeu a esperança?”

Logo em seguida, sua petição foi ter suas fronteiras alargadas. Ele clamou por CRESCIMENTO territorial. “Alargar a fronteira” fala de POSSESSÃO MATERIAL. Fala de DOMÍNIO AMPLIADO. Que maravilha! Jabez vislumbrava o potencial de expansão que existia dentro de si. Ele ousou romper limites. Ele ultrapassou a esfera do ordinário. Minha pergunta: “Será que não é hora de você romper com esses limites que te cercam?”

Agora, para que o seu domínio fosse ampliado Jabez sabia que precisava de Mão de Deus sobre sua vida. Por isso ele também pediu: “Que seja comigo a tua mão”. Ou seja, Jabez sabia que precisava ter a plena direção de Deus nas decisões da sua vida. Ele tinha a certeza de que sem a Mão de Deus o sustentando na jornada ele jamais alcançaria seu objetivo. Sem a Mão de Deus o guiando na caminhada ele se perderia no caminho. Ele sabia que a mão de Deus era a Bússola da sua Vida. Minha pergunta: “Você é guiado pela vontade de Deus ou por suas próprias vontades?”

Por fim, Jabez clamou para que fosse preservado do mal. Ou seja, ele sabia que para alcançar o triunfo e tornar-se ilustre entre seus irmãos ele precisaria da proteção de Deus. Ele sabia que encontraria inimigos no caminho que fariam de tudo para lhe tirar o brilho da glória de Deus. Ele sabia que existiriam armadilhas e grandes investidas contra sua vida e que precisaria dos grandes livramentos de Deus, e isto lhe dava ousadia para avançar mais ainda. Minha pergunta: “Quem é o teu protetor?”

O resultado desta oração? Simplesmente, Deus lhe concedeu o que ele pediu (10). FANTÁSTICO! E mais maravilhoso ainda é saber que Deus deseja fazer o mesmo por nós. Ele deseja nos tornar ilustres, nos abençoando, nos ampliando, nos guiando e nos guardando. Para tanto precisamos entender uma única verdade que Jabez sabia muito bem:

“ANTES DE SERMOS ILUSTRES EM NOSSA GERAÇÃO, DEVEMOS PRIMEIRO SER ILUSTRES AOS OLHOS DE DEUS”.

Pense nisto.

Que Deus te abençoe poderosamente

Hugo S. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário