segunda-feira, 3 de maio de 2010

MARCANDO SUA GERAÇÃO - Parte 04

Aplicando a Sabedoria

Neemias 2.11-20

Resumo do Sermão ministrado no dia 02 de maio de 2010.

Depois de aproveitar a oportunidade dada por Deus diante do rei, e após obter autorização para reconstruir sua nação, Neemias imediatamente começou a executar o projeto que havia no seu coração.

O verso 11 afirma que ele chegou a Jerusalém onde esteve por três dias. Durante esses dias Neemias revelou em sua vida uma poderosa e indispensável ferramenta que, sem dúvida alguma, precisamos ter nas nossas vidas. Neemias revelou profunda sabedoria para cumprir o seu propósito.

O que é sabedoria? Na prática, é a habilidade de agir acertadamente. A capacidade de discernir caminhos corretos.

Veja o que diz Tiago 1.5-6: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento.”
Observe que...

A sabedoria está disponível a quem dela necessitar. “Se, porém, algum de vós necessita”.
• A sabedoria precisa ser buscada. “Peça-a”
• A sabedoria tem uma fonte suprema. “Peça-a Deus”
• A sabedoria faz parte do plano de Deus para todos. “que a todos dá liberalmente”


Deus deseja liberar sabedoria para sua vida! A bíblia afirma: "Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda mais do que o ouro". (Prov. 3.13-14)

Com Neemias aprendemos muito sobre a importância da sabedoria. Sem dúvida, está no palácio, bem como a condição da sua nação, fez dele alguém sábio. No texto que lemos, ele demonstrou profunda sabedoria para iniciar a obra.

Primeiramente, Neemias é claro ao dizer: “Não declarei a ninguém o que o meu Deus me pusera no coração para eu fazer em Jerusalém”. (12) Ou seja, ele tinha noção da sua missão, ao mesmo tempo em que sabia a necessidade de sabiamente se guardar. Isto é muito sério! A sabedoria guarda os nossos corações.

Neemias não saiu falando a todos o seu plano. Ele foi com cautela. Não foi afobado, afoito. Pelo contrário, ele começou com calma e prudência. Acredito que entre outras coisas, ele não queria promover a rejeição. Ele não queria dar a entender que seria o “manda chuva” do processo de mudança da nação.

Para marcar sua geração, sem duvida, foi preciso guardar o que Deus falou ao seu no coração. Foi preciso saber o momento certo para falar o que de fato, precisaria ser falado. Neemias teve sabedoria, e isso foi fundamental para o cumprimento da sua missão.

Logo em seguida, Neemias aplicou a sabedoria para avaliar a condição das estruturas da cidade de Jerusalém (13-15). Ele sabia que os detalhes são importantes para uma grande obra. Ele não se deixou levar pela empolgação. Ele tinha noção da condição de Jerusalém por causa do exílio e do relatório de Hananias, contudo, a sabedoria o direcionou a inspecionar. Calcular. Analisar. Perceber. Visualizar. Isto é sábio! Por quê? Por que não geraria precipitação? É preciso analisar para se tirar conclusões acertadas. A bíblia ensina que aquele que deseja construir uma torre deve primeiro se assentar e calcular os custos para isso.

Depois, Neemias aplicou a sabedoria para influenciar os lideres e o povo da sua nação (16-18). Para marcar sua geração foi preciso influenciar. Mas para influenciar foi preciso sabedoria. Qual foi o método sábio de Neemias? Influenciando, não impondo. Ele não chegou dizendo: “Vocês precisam reconstruir essa nação”. Pelo contrário, nos versos 17 e 18, ele...

(01) desperta o senso de responsabilidade nos lideres e no povo, mostrando a condição da nação, e se incluindo nesta condição.
(02) Colocou-se como alguém que participaria ativamente do processo de reconstrução (Não estou aqui pra mandar, mas para fazer junto).
(03) Desafiou todos a saírem do opróbrio, ou seja, desonra, afronta vergonhosa, vexame.
(04) E, além disso, não titubeou quando afirmou que aquela obra era chamada de Deus.


Conseqüência: Todos foram motivados. Eles disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. Todos foram fortalecidos. O Verso conclui dizendo: “E fortaleceram as mãos para a boa obra”. (18)

E, por fim, Neemias aplicou a sabedoria para responder a zombaria e o desprezo dos incrédulos (19-20). Quando estava prestes a executar a obra se deparou com a incredulidade de alguns. Contudo, sua reposta a zombaria e ao desprezo foi à altura de alguém profundamente sábio. A imprudência muito provavelmente o impulsionaria a querer tomar satisfação do que fora dito, porém, Neemias preferiu responder sabiamente.

Ele disse: “O Deus dos céus é quem nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos; vós, todavia, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém”. (20).

Ou seja, Neemias responde aos incrédulos afirmando suas convicções, baseadas numa sabedoria impressionante. Ele tinha certeza que, apesar de alguns não acreditarem, Deus estava no controle, e por isso todos que se associassem a este projeto teriam bom êxito. Além disso, ele sabiamente afirmou a importância do cumprimento das suas responsabilidades: nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos. Ou seja, ele foi sábio por não deixar a zombaria e o desprezo atrapalhá-lo, como, sem dúvida devemos também fazer, uma vez que lidaremos com as mesmas situações.

Que você possa marcar sua geração aplicando a sabedoria de Deus em tudo na sua vida.

Que você possa ter sabedoria para guardar seu coração, avaliar bem as estruturas e ver o que precisa melhorar. Que você possa ter sabedoria para influenciar sua geração e para lidar com a atitude dos incrédulos e invejosos.

Que Deus abençoe sua semana...

Com muita sabedoria.

Com amor em Cristo,

Hugo S. Lima
Eu digo sim Para Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário