segunda-feira, 10 de maio de 2010

MARCANDO SUA GERAÇÃO - Parte 05

PREVALECENDO AS OPOSIÇÕES
Sermão ministrado na Comunidade Cristã Ministério da Fé, extensão em Águas Claras no dia 09 de maio de 2010.

Por H. S. Lima

“Disto ficaram sabendo Sambalate, o Horonita, e Tobias, o servo Amonita, e muito lhes desagradou que alguém viesse procurar o bem dos filhos de Israel”. (Neemias 2.10)

É fato que todos nós enfrentamos oposições quando dispomos nossa vida ao serviço do Reino. E ao contrário do que muitos pensam as oposições que enfrentamos na missão da nossa existência são extremamente importantes para dar maior sabor as nossas conquistas. Ou seja, “os teus adversários sempre serão instrumentos para tua promoção”.

Por outro lado, os opositores geralmente são aqueles que não fazem o bem, e não querem que os outros façam. Eles se incomodam com aquilo que alguém procura fazer em prol de seu semelhante. Isto me trás uma nobre lição: Há ocasiões em que precisamos ver o incomodo das oposições para fortalecermos a certeza de que estamos no caminho certo. Isto significa que nossa postura tem que incomodar o inferno, sim! Pois, se não incomodarmos o mal é por que não estamos fazendo o bem. Diz o verso: “e muito lhes desagradou que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel”. A partir deste relato, vemos estratégias da oposição para engessar Neemias e paralisar a obra que ele propusera em seu coração. Contudo, a forma como Neemias reagiu aos seus opositores determinou o seu sucesso.

Primeiramente, Neemias sabia que vencer a oposição era resultado de confiança total no poder de Deus. (2.20). Ir para o combate sem esta certeza seria e é marchar para a derrota. Ele sabia que sua força não vinha do seu próprio braço. Ele não colocava sua confiança no seu intelectualismo nem nos seus relacionamentos. Pelo contrário, Neemias dependia plenamente do favor de Deus. Ele reconhecia a soberania do Senhor e esperava Nele.

Além disso, Neemias também sabia discernir a verdadeira fonte da sua oposição (4.4/6.14). Ou seja, era alguém que entendia que mais do que uma batalha natural, existia uma oposição espiritual. A maior prova disto é que diante das afrontas ele orava constantemente entregando seus adversários nas mãos de Deus. Muitos fracassam por que não entendem que a vitória começa no Reino espiritual. Precisamos entender que nossa guerra não é contra carne ou sangue e sim contra principados e potestades espirituais (Efésios 6.12), o que vai exigir de nós discernimento espiritual.

Por conseguinte, Neemias planejou um sistema de combate para enfrentar seus opositores (4.9, 13, 23). Ele se preparou. É preciso está preparado para defesa e para o ataque. Ou seja, não ignorar os ardis do adversário. (Efésios 6.13). Ele organizou o povo e usou armas para o contra-ataque. É preciso usar as armas certas para prevalecer no combate.

Logo em seguida, Neemias promoveu motivação para enfrentar a adversidade (4.14). Em meio ao caos houve uma proclamação da vitória carregada de inspiração Divina. Neemias estava motivando as pessoas liberando fé no coração delas, ainda que tudo conspirasse contra. Ou seja, ele protegeu a nação do desanimo e do medo, além de demonstrar o propósito de se lutar pelos compatriotas e pela família. Devemos entender que a primeira vitória começa dentro de nós. É a vitória da fé.

Por fim, Neemias não perdeu o foco da sua obra (6.3). O adversário quer que você perca o foco, para que a partir daí você se embarace, e com isso dê espaço para que ele ataque e prevaleça. Ele quer que você venha se distrair, se preocupando com situações em sua volta ao invés de focar na missão de Deus.

Tudo isto e mais algumas verdades foram aplicadas por Neemias para prevalecer ao espírito opositor. O resultado foi que os intentos dos inimigos foram frustrados (Ne. 4.15) e o reconhecimento da vitória por parte deles foi notório (Ne. 6.16).
Que seja assim em sua vida! Confie no poder de Deus, reconheça a fonte da batalha, esteja preparado, mantenha a motivação e não perca seu foco.

Certamente a vitória virá!

Que Deus te abençoe.
Semana que vem daremos continuidade a está coletânea falando sobre o poder da concretização. Te aguardo!

2 comentários:

  1. Olá Pr. Hugo, como vai?
    gostei muito de seu blog, principalmente de que, de agora em diante, poderei guardar os textos das Palavras ministradas nos Cultos, para em outros momentos lê-los com mais calma e poder absorver melhor os ensinamentos da Bíblia por vc ensinado.
    Que DEUS continue a iluminar os seus dias e a dar-lhe "Conhecimento e Sabedoria" para nossos dias, que as vezes são bem difíceis.

    Abraço,

    Eugênio Cardoso

    ResponderExcluir
  2. Está nar hora destas mensagens se tornarem livro. Graça e Paz, Nena Rj

    ResponderExcluir