segunda-feira, 31 de maio de 2010

O DNA DE UM VALENTE

II Samuel 23.11-12

Olá vencedores e vencedoras,

Gostaria de compartilhar com vocês alguns pensamentos sobre o DNA DE UM VALENTE. Ou seja, o seu DNA. Vejamos:

Ser “valente” significa ser confiadamente intrépido, profundamente ousado, grandemente enérgico e indiscutivelmente corajoso. Aprendi que uma pessoa valente é alguém de grande força e provida de grande valor. Sem dúvida, um destemido desbravador.

Acredito ser consenso entre nós que existem dois grupos de pessoas no palco da existência humana: O grupo dos covardes e o grupo dos valentes.
Os covardes são aqueles que sucumbem diante do medo, mas os valentes são aqueles que vencem a covardia.

Os covardes são aqueles que vivem sem um propósito, mas os valentes são aqueles capazes de dar a vida por uma causa maior.
Os covardes são aqueles fogem de seus problemas, mas os valentes são aqueles que vencem a si mesmos.
Os covardes são aqueles que desistem diante do impossível, mas os valentes são aqueles que fazem do impossível um impulso para a glória.
Um fato é inegável: Todo ser humano terá que decidir em qual dos dois grupos vai pertencer.


Agora, um nobre exemplo de um valente, que é o que nos interessa, é o do guerreiro Samá. Há um relato de seus feitos em II Samuel 23.11-12. Trata-se de alguém tão pouco comentado na Bíblia, mas profundamente inspirador para os nossos dias. Um homem pertencente a um time de pessoas seletas e exclusivas que tinham em suas divisas o título de “Valentes de Davi”. Eram pessoas poderosamente destacadas por méritos, e respeitadas por seus feitos. Tal guerreiro pertencia ao grupo dos principais valentes do monarca poeta.

Meditar sobre Samá é empolgante, pois me renova a compreensão de que, assim como ele, nós também somos valentes de um Reino, cujo Rei está acima de tudo e de todos de todos os tempos. Se o soldado Samá foi um valente do rei da sua nação, fomos escolhidos para sermos valentes do Rei dos reis, criador e sustentador de todo o universo, o Cristo Salvador.

Guarde isto em seu coração: Você carrega em sua vida o DNA de um verdadeiro valente! Alguém destinado ao triunfo! Soldado do Exército mais que vencedor, liderado pelo Reino da Glória, Jesus de Nazaré.

Agora, em contrapartida, precisamos entender que os Valentes do Rei possuem características poderosamente singulares. Podemos percebê-las no guerreiro Samá e contextualizá-las em nossas vidas.

Em primeiro lugar, podemos aprender que o valente do Rei nunca recua, mesmo que todos o tenham abandonado. Ele nunca retrocede no propósito custe o que custar. Não foge do combate e recusa-se recuar no meio da batalha. Ou seja, o valente do Rei não tem o espírito desertor, ainda que aparentemente se sinta abandonado. Em seu DNA não existe o código da desistência (Hb. 10.37).

Logo em seguida, percebemos com Samá que o valente do Rei se posiciona em favor das coisas valorosas. Ou seja, pessoas valentes não ficam em cima do muro. Não são pessoas indecisas. Pelo contrário, são pessoas que sabem o que querem e pelo que devem lutar. São decididas. Sabem a importância do posicionamento estratégico.

Nos versos em questão, vemos que Samá simplesmente se posicionou no meio do campo de lentilhas e o defendeu. Por quê? Por que o campo de lentilhas era algo extremamente valioso. Naquele tempo era uma tática de guerra destruir as safras agrícolas para que não houvesse produção, e através disso enfraquecer o exercito inimigo. As lentilhas se produziam e se produzem muito facilmente. É um prato favorito por todo oriente e as sementes tostadas da lentilha são consideradas o melhor alimento para sustentar um homem numa longa viagem, em tempo de guerra, ou em casos de emergências. Ou seja, o inimigo queria destruir algo muito valioso, mas houve quem o defendesse.

É impressionante como em nossos dias homens e mulheres pecam pela negligência. Negam a posição que lhes é atribuída. Não defendem os valores e princípios que regem a vida e a família e depois reclamam como verdadeiros covardes acuados em suas mazelas.

Com o valente do Rei é diferente! Ele considera o seu campo de lentilha. Ele se posiciona para defender o que para ele representa valores. Em seu DNA existe a força do posicionamento e a garra para batalhar até vencer. Com isso, minhas perguntas são: Qual o seu campo de lentilhas? Será que, de fato, temos defendido com fé e inteligência os nossos valores, como cristãos que somos? Será que temos nos posicionado a fim de promover o bem, sem temer o tamanho dos adversários?

Certamente, precisamos ser os valentes que fomos destinados a ser, até por que, aprendemos também que o valente do Rei realiza feitos extraordinários. Afirma os versos que Samá feriu sozinho um exército inteiro. Isto é algo simplesmente extraordinário e nos mostra o quanto ele foi relevante, incomum, surpreendente, realizador de feitos poderosos. Sem dúvida, fomos chamados para fazermos coisas comuns de forma extraordinária. Saiba disto: Em seu DNA existe o código da proeza.

Qual foi a recompensa disto tudo? O valente de Davi experimentou o livramento de Deus. Aliás, o grande livramento de Deus. Que maravilha! Aqui aprendo que o grande benefício de ser Valente do Rei dos reis é o fato de que experimentamos a Sua própria intervenção. Ele nos garante o seu grande livramento, para que possamos experimentar o gosto doce da vitória.

Que você possa viver isto, afinal, em sua vida existe o DNA de um valente.

Que Deus te abençoe

H. S. Lima
Eu digo Sim para Família

3 comentários:

  1. Essa é boa, big inspiration...\o


    Lobo

    ResponderExcluir
  2. Esta palavra é inspiradora. Como precisamos hoje ser como este valente, enfrentar a adversidade mesmo frente ao abandono e a traição. Samá nos deixou um verdadeiro legado.

    ResponderExcluir
  3. Olá Pastor,
    Que palavra abençoada, ser um valente de Deus! Nossa é muita honra para nós simples mortais, fiquei aqui pensando como eu era covarde antes de Jesus me resgatar, e depois Dele, me tornei uma valente, com certeza foi por causa do sangue Dele em mim, meu DNA foi alterado pra ser uma valente de Deus! Vejo um valente de Deus no sr pastor também, como foi valente e tem sido e como tem ajudado e influenciado minha familia, te amo meu pastor querido.

    ResponderExcluir